”de repente sentiu que se abria a porta. olhou e viu entrar uma figura desconhecida, fantástica. era mulher? era homem? não se distinguia. tinha esse aspecto masculino e feminino a um tempo com que os pintores reproduzem as feições dos serafins. vestia túnica de tecido alvo, coroava a fronte com rosas brancas e despedia dos olhos uma irradiação fantástica e impossível de descrever.”

a hierarquia angélica. . .

o mundo angelical possui setenta e dois anjos guardiões, divididos em nove hierarquias.

primeira tríade.

serafins são a categoria mais próxima de deus e, por esse motivo, são considerados os anjos mais antigos. conhecedores da infinita bondade, seus deveres são velar, adorar e louvar à santíssima trindade. possuem poderes de purificação e iluminação. o príncipe dessa categoria, metraton, governa todas as forças da criação em benefício dos habitantes da terra. são representados com seis asas e rodeados de fogo.

querubins são os receptores dos raios da divina sabedoria de deus e são responsáveis pela ordenação do caos universal e oferecem aos humanos o conhecimento e as ideias. o príncipe dessa categoria, raziel, é o anjo dos mistérios, do conhecimento e guardião da originalidade. possuem apreço por doces e crianças e são geralmente representados como bebês gordinhos e bochechudos, embora essa não seja a representação mais precisa. são originalmente descritos como dois pares de asas e quatro cabeças, uma para cada elemento: um leão, para o fogo; um touro, para a terra; um humano, para o ar; e uma águia, para a água.

ofanins ou tronos são os zeladores do trono de deus, oferecendo à humanidade o sentido de união. recebem as mensagens divinas e as transmitem aos anjos de categorias menores. o príncipe dessa categoria, auriel, simboliza as forças criativas e ajuda-nos a contemplar o futuro. possuem apreço pela música e são representados como anjos jovens e bonitos, com harpas, citaras ou trombetas e suas mãos.

segunda tríade.

dominações são a representação da autoridade, assegurando o cumprimento da vontade divina entre todos os seres celestiais e despertando na humanidade a força para vencer o inimigo interior. o príncipe dessa categoria, uriel, é o anjo da profecia e da inspiração, que auxilia nas emergências e processos de todas as naturezas e traz ideias transformadoras para concretizar as metas das pessoas fracas e desanimadas. possuem apreço por velas e oráculos e trazem como símbolo o cetro e a espada.

virtudes são os tradutores do desejo de deus e oferecem discernimento à humanidade. são representados pelo reino mineral e pelas leis que regem a criação e são considerados orientadores das pessoas, levando em consideração a vontade divina. possuem a habilidade de acalmar a fúria da natureza e trabalham com milagres. o príncipe, rafael, é o anjo responsável pela medicina divina, auxiliando na cura dos males da humanidade e guiando-a no novo milênio. possuem apreço por aromas e são representados com cajados ou bastões em suas mãos.

potências ou potestades são os protetores da humanidade contra poderes malignos, interferindo em tentações quando invocados. são responsáveis pela ordem e pelos quatro elementos. o príncipe dessa categoria, camael, é o anjo encarregado de interferir nas relações interpessoais e de receber as influências de deus, para transmiti-las às outras potências. possuem apreço pelos animais e trazem como símbolo a espada flamejante.

terceira tríade.

principados são os protetores das comunidades humanas, vigiam os líderes de todos os povos e são representados pelo reino vegetal. o príncipe dessa categoria, haniel, é o anjo encarregado da resolução de todos os problemas de amor e da proteção contra as forças do mal. possuem apreço por cristais e são representados com um cetros e cruzes em suas mãos.

arcanjos são os líderes entre os anjos, aos quais são confiados as missões extraordinárias e revelações aquém da compreensão humana. o príncipe dessa categoria, miguel, é um anjo cujo nome é um grito de batalha, invocado para coragem, força e proteção divina. todo primeiro domingo de cada mês, às dez horas, sua alteza aproxima-se da terra. possuem apreço por flores e são representados com uma espada e um escudo em suas mãos.

anjos são orientadores e influenciadores da humanidade no caminho da vida. são seres de luz, responsáveis pelo desenvolvimento espiritual dos humanos e são isentos de atribuições especiais no exercício celestial. as pessoas sob o domínio dos anjos gostam de liberdade, são bem-humoradas e inteligentes e não têm apego ao dinheiro. o príncipe dessa categoria, gabriel, é o anjo da esperança. possuem apreço por frutas e não são representados de nenhuma maneira específica, podendo tomar qualquer forma.

uma outra interpretação. . .

cupido é o deus romano do amor, equivalente ao deus grego éros. filho de vênus e marte, que são afrodite e ares na mitologia grega, é representado com um arco em suas mãos, sempre pronto para disparar suas flechas em direção aos corações, tanto humanos quanto divinos.

aug 11 2022 ∞
jan 10 2023 +