vou usar essa lista para colocar coisas que leio que julgo importantes, para além da academia. coisas que leio, me surpreendo e que faz eu entender melhor o mundo e eu mesmo.
- "uma primazia do salto, uma ruptura constante das soluções de continuidade" (DIDI-HUBERMAN: 2015, p.27)
- "assim, a construção do corpo sem órgãos nada mais é do que a construção desse corpo outro, marcada pela tarefa de desconstrução e(re)criação corpórea, somente possível por meio de um processo de experimentação que é preciso empreender." (CAETANO, P. L.: 2012)
- "Durante a morada no interior do líquido-oceano da mãe, o bebê se move e a única explicação que fala sobre a diferença das digitais de cada um (inclusive no caso de irmãos gêmeos, as impressões são diferentes) é de que a pele em formação, em contato com a água, cria uma rugosidade que tem seus padrões definidos através do movimento do bebê. Acho bonito pensar, então, que temos, nas pontas dos dedos, essa partitura coreográfica de toda uma vida anterior. E que, quando acariciamos alguém, emprestamos àquela outra superfície essa memória de movimento de toda uma vida." (MONTEIRO, I. R.: 2023)
- "A gente aprende que o corpo tem órgãos com funções como digestão, pulsar sangue, expelir fezes. Tudo isso projeta no corpo um número limitado de funções, mas a questão é: e se o ânus servir pra outras coisas, por ex? Por isso CsO, um corpo que não tem uma utilidade predefinida."