"You should do something else with your life than just write"

  • "Ninguém nasce escritor, torna-se escritor. E o que leva alguém a se transformar em escritor é a genética e a cultura. A primeira é destino, a segunda – é conquista. Para a primeira, ainda não temos solução. Para a segunda, basta a vontade, o desejo de ser. Como dizia Jean Paul Sartre, um ser humano será, acima de tudo, aquilo que tiver projetado ser"
  • "Todo escritor é um vir a ser. Acreditar-se pronto e acabado é o princípio da morte autoral. A obra prima pode ser a primeira, a décima segunda ou a última obra de um determinado autor. Quem assina a obra completa é a morte. Enquanto vivo, o escritor é um ser em construção. Por isso, o orgulho e a vaidade são extremamente perigosos. Quem sacraliza o próprio texto pode inventar uma nova religião, mas não uma grande literatura."
  • "Antes de sentar e escrever uma cena, pondere sobre ela em sua mente e saiba o propósito daquela cena. Para quais tramas anteriores esta cena vai ser vantajosa? O que isso criará para as cenas seguintes? Como esta cena levará seu enredo adiante? Conforme você trabalha, dirige, se exercita, tenha apenas esta questão em sua mente. Tome algumas notas conforme tiver ideias. E apenas quando você decidiu a ‘coluna vertebral’ daquela cena – então, sente e escreva-a. Não vá até aquele computador chato e empoeirado sem algo em mente. E não faça seu se esforçar ao longo de uma cena na qual pouco ou nada acontece. (Chuck Palahniuk)"
  • "No seu texto. Não use adjetivos que nos dizem simplesmente como você quer que a gente se sinta sobre a coisa que você está descrevendo. Ou seja, em vez de nos dizer que algo foi “terrível”, descreva-o de modo que vamos nos aterrorizar. Não diga que foi “maravilhoso”, deixe-nos dizer “delicioso” quando lermos a descrição. Veja bem, todas essas palavras (horrível, maravilhoso, terrível, exótico) são apenas você dizendo aos seus leitores “Por favor, você tem que fazer o meu trabalho para mim.” (C.S Lewis)
  • "Ninguém diz isso para as pessoas que são iniciantes, gostaria que alguém tivesse me dito. Todos nós que fazemos um trabalho criativo, entramos porque temos bom gosto. Mas há essa lacuna. Durante os primeiros anos em que você faz alguma coisa, ela não é tão boa. Está tentando ser boa, tem potencial, mas boa não é. Mas seu gosto, a única coisa que colocou você no jogo, ainda é matador. E o seu gosto é motivo para que o seu trabalho o decepcione. Muitas pessoas nunca passam esta fase, elas desistem. A maioria das pessoas que conheço que faz um trabalho interessante, criativo, passou por estes anos. Sabemos que o nosso trabalho não tem essa coisa especial que queremos que ele tenha. Todos nós passamos por isso. E se você está apenas começando, ou ainda está nesta fase, saiba que é normal e que a coisa mais importante que você pode fazer é trabalhar muito. Dê a si mesmo um prazo para que a cada semana você termine uma história. É apenas passando por um volume de trabalho que você vai fechar essa lacuna, e seu trabalho será tão bom quanto suas ambições. E eu demorei mais tempo do que qualquer um que eu já conheci para descobrir como fazer isso. Vai demorar um pouco. É normal demorar um pouco. Você só tem que lutar pelo caminho."
  • "Há três tipos de discurso – Descritivo, Instrutivo e Expressivo. Descritivo: “O sol se ergueu bem alto…” Instrutivo: “Caminhe, não corra…” Expressivo: “Ai!” A maioria dos escritores de ficção usará apenas uma – no máximo, duas – dessas formas. Então use todas as três. Misture-as. É assim que as pessoas falam."
  • "Escreva sobre os assuntos que realmente te desagradam. Estas são as únicas coisas sobre as quais vale a pena escrever. Neste curso, chamado “Escrita Perigosa”, Tom Spanbauer enfatiza que a vida é preciosa demais para passá-la escrevendo histórias mansas e convencionais com as quais você não tem nenhuma ligação pessoal."
  • 30 Mandamentos para ser leitor, escritor e crítico
  • 13 conselhos de Chuck Palahniuk sobre escrever
dec 18 2013 ∞
oct 18 2017 +
user picture Daniela: Que lista maravilhosa! Gostei especialmente do link para os Mandamentos. ♥ dec 31 2013