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O propósito de Wesley Salmon é argumentar em favor da tese de que é possível uma reconciliação, em grau significativo, entre as duas grandes tradições na análise da explicação científica. A ideia central é que nestas tradições se defendem enfoques que são compatíveis e complementares.

Uma tradição é a que se inicia com Carl G, Hempel; as ideias desenvolvidas por este autor constituíram, nos anos sessenta e setenta, a "concepção aceita". Seu sucessor natural é a concepção da unificação, devida principalmente a Michael Friedman e a Philip Kitcher. A outra tradição é a iniciada por Michael Scriven, quem defendeu uma concepção causa da explicação. As transformações que esta concepção tem sofrido tem sido resultado de análises cada vez mais cuidadosas e detalhadas da causalidade. Um dos principais responsáveis por essas transformações é Wesley Salmon.

Na concepção da unificação que Friedman propõe, a tese básica é que aumentamos nosso conhecimento científico do mundo na medida em que podemos reduzir o número de supostos independentes aceitáveis para explicar os fenômenos naturais.

Salmon desenvolve a concepção causal fazendo uma elucidação de certos mecanismos causais: interações e processos causais; defende ainda a tese de que os mecanismos causais podem ser indeterministas. Como pensa que o objetivo da explicação científica é mostrar a forma como a natureza opera - o que implica em descobrir os mecanismos que subjacem ao fenômenos - considera que seu enfoque é melhor entendido como uma concepção causal e mecânica.

O conceito de "texto explicativo ideal" introduzido por Peter Railton, junco com a análise do nível pragmático da investigação científica que este mesmo autor propõe, são considerados por Salmon como uma base muito adequada e promissora para mostrar que a concepção mecânico-causal e a concepção da unificação, são reconciliáveis - compatíveis e complementares.

Salmon oferece uma série de exemplos para apoiar sua teses. Entre eles, alguns sã utilizados para evidenciar que a explicação funcional - tal como Larry Wright a concebe - não tem por que entrar em conflito com as explicações mecânico-causais "de grão fino". Ambas são legítimas e complementares.

A natureza da compreensão científica, segundo Salmon, abarca ao mesmo tempo dois aspectos, os quais correspondem aos dois tipos de explicação analisados. Por um lado, a compreensão dos fenômenos requer que sejam acomodados em uma visão geral de mundo. Este aspecto da compreensão está estreitamente relacionado com a percepção da explicação como unificação. Por outro lado, a compreensão requer um conhecimento de como a natureza opera, dos mecanismos responsáveis pelos fenômenos. Este aspecto é o que recupera a concepção mecânico-causal. Em vista da complexidade do conceito de compreensão científica, Salmon conclui, não parece plausível uma caracterização da explicação científica em termo de algum esquema formal ou formulação linguística simples.

nov 24 2014 ∞
nov 24 2014 +