|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
୨୧
୨୧
em homenagem à tia ana, alguém que, acredito, foi a pessoa favorita de minha irmã por um tempo.
o nome ana vem do original em hebraico hannah, mais tarde do latim anna, significa “graciosa” ou “cheia de graça”. possui a mesma origem do nome do arcanjo anael e é relacionado ao planeta vênus; “o nome anael provavelmente deriva do hebraico ‘hana´ah’, ‘alegria’, ‘prazer’ (qualidade associada com vênus).” além disso, é famoso por suas figuras bíblicas, como santa ana. faz-me lembrar, em especial, das três graças gregas, as deusas do encanto, da gratidão, da prosperidade familiar e da sorte, que acompanhavam afrodite por onde a deusa ia. também remete à deusa das fadas aine, sendo ana uma das formas de chamá-la.
♡
nome que meus pais me deram por eu ser o “segundo sol” deles, o que eu acho extremamente doce. penso muito na música clareana, a qual marcou minha infância... “um coração de mel, de melão, de sim e de não, é feito um bichinho no sol de manhã, novelo de lã... no ventre da mãe bate o coração de clara, ana, e quem mais chegar... água, terra, fogo e ar”, assim como a música sereia, de lulu santos.
♡
lira é, realmente, de suma importância para mim. significa “aquela que acalma com a sua melodia”, por ser, justamente, o instrumento musical mais usado na grécia antiga. é ligado a apolo, que sempre carregava uma ao seu lado, e ao mito do poeta orfeu. é uma constelação, a qual possui a forma do instrumento. além disso, lira também era o nome de uma ninfa ou fada grega (pode ser traduzido como lara), de maneira controversa, a deusa do eterno silêncio.
a origem do sobrenome não é clara, contudo, pelo menos em meu caso, varia do franco-português, sendo relativamente raro no nordeste do brasil. a palavra em si obviamente se origina do grego, e pelos relatos históricos, deve ter virado sobrenome a partir de maneiras levianas de chamar músicos que tocavam o instrumento.
୨୧
os sonhos abrigados na canção desta lira...