uma lista meio controversa criada de momento para que eu pudesse extravasar minhas teorias desconexas sobre esse filme (como se ninguém tivesse feito isso antes!!)

lista progressiva

1ª assistida:

  • Donnie era uma espécie de salvador (adaptado primorosamente pelo filme, levando em conta a cultura moderna, como um "super-herói"), que, com seu poder de decidir o próprio futuro como um Deus faria, denunciou várias coisas do seu cotidiano. A professora rígida (babaca) que acreditava em espectros de medo/amor - ou bem/mal - como únicas emoções que guiam o ser humano; o cara certinho que na verdade era um pedófilo que só pregava morais para ganhar dinheiro (melhor analisado em um próximo tópico, pois merece menção em anexo); os amigos imaturos, que provocavam uma garota por seu peso e etnia; os "rebeldes sem causa" da escola, que incomodavam a garota sozinha e desprotegida no ponto de ônibus.
    • O maior ato de heroísmo de Donnie, porém, e acredito eu que esse foi o grande ato principal do roteiro, apesar das partículas menores de desenvolvimento, foi ter visto todas as consequências que a sua milagrosa fuga do acidente com a turbina tenha causado. Mãe e irmã mortas, namorada morta, Frank morto (que, na verdade, era o namorado de sua irmã), professora demitida, etc. Todas consequências da teoria do caos causada por sua sobrevivência. Donnie, ao aceitar que o "fim do mundo" era simplesmente o fim de seu mundo, viaja para o passado e morre, evitando que a sua interferência na vida dessas pessoas levasse a destruição da vida delas.
  • Usada como ferramenta de escolha entre o que mudar ou não, a Viagem no Tempo é apresentada como "o poder de um Deus" em Donnie Darko. Como o próprio Donnie sugere, nossas escolhas podem ser alteradas, enquanto vivermos, por um sistema de voltar ao passado, e como seu professor diz, isso seria um paradoxo, já que, se nossos destinos fossem concretos, não haveria como mudá-los, porque assim, deixariam de ser destinos, a partir do momento que neles puséssemos as mãos. E é aí que surge a teoria do "Por que você usa essa fantasia de coelho? Por que você usa essa fantasia de homem?", que sugere que seres humanos são pequenos deuses, com o poder de alterar seu passado/futuro. Adaptado para a nossa vivência, sugere que somos senhores de nossos próprios destinos, quando escolhemos que nossas atitudes é que vão guiar o modo que vivemos. De maneira mais concreta e simples, é exatamente o que Donnie diz na palestra de Cunnigham "Cansado de um idiota colocando sua cabeça no vaso do banheiro? Bem, quer saber? Talvez você devesse levantar pesos e fazer aulas de caratê".
  • Jim Cunningham, como a imagem do anticristo, fez de Donnie a imagem do salvador, e mostrou neles figuras opostas. Donnie era extremamente problemático, esquizofrênico, tido como um bandido que fez todos os seus atos de vandalismo com o intuito de causar o mal. No entanto, por trás de cada uma das suas delinquências, houve uma denuncia ao que estava errado ao redor dele, e por dentro, Donnie era puro - e talvez, essa tenha sido a parte mais bonita do filme: a pureza de Donnie. Já Cunningham era exteriormente perfeito, refletido no homem de sucesso, com uma filosofia infalível que tornava as pessoas melhores. Bem, aconteceu de esse exterior ser uma fachada para uma filosofia barata e rasa, uma mente pervertida e doente, que manipulou seus seguidores a acreditarem fielmente que, mesmo quando mostrada sua faceta maligna, ele era limpo. E essa foi a maior perda de um mundo sem Donnie, sem o salvador/herói, com sua morte precoce: a liberdade do Anticristo.
    • Essa é provavelmente minha consideração favorita desse filme.
  • Frank (o Coelho) era na verdade o namorado de Elizabeth. Quado ela está chegando em casa, no momento que acontece o acidente com a turbina, ela está voltando de um encontro com ele. O que me faz pensar assim, é que ela chama por "Frank" durante a festa de Halloween, e ele curiosamente nunca é mostrado. Gosto dessa teoria porque, no mundo em que Donnie vive, faz com que Frank mate Gretchen, o que faz com que Donnie o mate. Donnie mata o namorado de sua Elizabeth; o namorado de Elizabeth mata a namorada de Donnie.
  • O avião representa a máquina de viagem no tempo. Curiosamente, é a partir do momento do acidente de Donnie, com a turbina do avião, que seu destino é alterado.
    • Também, ao permitir que seu acidente com a turbina acontecesse, Donnie evitou que sua mãe e a irmã sofressem de um acidente de avião
jul 3 2017 ∞
nov 7 2018 +