Mudança de planos para leituras! Uma mudança que faz sentido com o livro de uma forma revolucionária de querer sair de qualquer rotina. Mas não totalmente de uma rotina qualquer como a minha (que resolve ir à biblioteca e pegar logo este livro para ler) mas sim, a revolução que se trata deste livro como a dos bichos.

Cansados de estarem sobre o poder de seres humanos, principalmente do sr. Jones, os bichos da Granja do Solar resolvem fazer uma revolução. Tudo começa com o velho Major, um porco que tivera um sonho muito estranho na noite anterior e que logo contara aos animais. E com este sonho consegue convencer seus "camaradas" de todas as façanhas do homem e assim começar com a ideia de Revolução ou Animalismo. Logo com a sua morte os animais continuaram com sua Revolução, conseguindo expulsar o próprio sr. Jones de sua própria fazenda, mudando assim até o nome que se passaria a chamar Granja dos Bichos. A cada conquista como ler e até mesmo poder escrever, cantavam uma espécie de hino algo como "Clementine" e "Lá cucaracha". Chama-se "Bichos da Inglaterra":

  • "Bichos da Inglaterra e da Irlanda,

Daqui, dali, de acolá, Escutai a alvissareira Novidade que virá.

  • Mais hoje, mais amanhã,

O Tirano vem ao chão, E os campos da Inglaterra Só os bichos pisarão.

  • Não mais argolas nas ventas,

Dorsos livres dos arreios, Freio e espora enferrujando E relho em cantos alheios.

  • Riqueza incomensurável,

Terra boa, muito grão, Trigo, cevada e aveia, Postagem, feno e feijão.

  • Lindos campos da Inglaterra,

Ribeiros com águas puras, Brisas leves circulando, Liberdade nas alturas.

  • Lutemos por esse dia

Mesmo que nos custe a vida.

  • Gansos, vacas e cavalos,

Todos unidos na lida.

  • Bichos da Inglaterra e da Irlanda,

Daqui, dali, de acolá, Levai esta minha mensagem E o futuro sorrirá.

Agora imagina que a cada vitória conquistada, eles todos eles juntos cantando umas sete vezes no mínimo? Pior, imagina se os vizinhos da fazenda escutassem ou ficam sabendo com o que houve? Bom, foi isso que aconteceu. Quando souberam que o sr. Jones foi expulso de sua própria fazenda, seus vizinhos também se revoltaram e tentaram ajuda-lo a conseguir recuperar a sua propriedade. Mas quem disse que conseguiram? A bicharada foi mais forte e usaram golpes sem dó nem piedade, mesmo que sofressem com consequencias como a própria morte. Faziam qualquer coisa e qualquer coisa que faziam era para o seu próprio bem e além do mais, nada era pior do que com o sr. Jones no poder.

Enquanto alguns faziam suas tarefas diariamente e até melhor do que qualquer ser humano, outros com mais facilidade aprendiam a ler e escrever. Com isso foram criados os SETE MANDAMENTOS:

  • Qualquer coisa que ande sobre duas pernas é inimigo.
  • O que andar sobre quatro pernas, ou tiver asas, é amigo.
  • Nenhum animal usará roupa.
  • Nenhum animal dormirá em cama.
  • Nenhum animal beberá álcool.
  • Nenhum animal matará outro animal.
  • Todos os animais são iguais.

Até parece que com o passar do tempo todos concordariam em manter esses mandamentos. Alguns animais espertinhos e nada satisfeitos mudaram alguns, na verdade, apenas especificaram de uma maneira que pudesse mudar um pouco de acordo com suas "necessidades" ou rendimentos as coisas de seres humanos. Nada para eles era uma limitação, mas sim um desafio que iria se vencendo a cada etapa, como em construções e coisas para se comprar. E com isso foram gerando traidores à Revolução, se rendendo ainda a coisas que os vizinhos de sr. Jones propunham a alguns bichos. Bichos que com a decisão da "suprema corte" foram executados e nem "Os Bichos da Inglaterra" foi mais cantada.

Depois de anos, animais foram envelhecendo, as crias foram crescendo e a Revolução perdendo a sua força e cada vez mais os bichos foram se rendendo as tentações e utilidades em utilizar as coisas de seus próprios inimigos. Essa cena pode ser imaginada logo no filme "O Segredo dos Animais" onde até andar sobre só suas pernas dianteiras era considerado normal abolindo assim o "Quatro pernas bom, duas pernas ruim" transformando em "Quarto pernas bom, duas pernas MELHOR" junto com seus mandamentos. Logo em um dia qualquer os vizinhos de Jones percebendo até o ponto em que se chegou a Revolução, tentaram conversar e fazer as pazes com os bichos. O que na altura do campeonato deu certo.

A Revolução dos Bichos nada mais é do que uma ideologia direcionada ao bem de todos que se chegou a um ponto onde queriam fujir de uma ideologia e acabam entrando em outra onde era impossível distinguir quem era homem e quem era porco.

(15 de abril de 2012)

apr 15 2012 ∞
may 13 2012 +