- Muita gente coincidia na recordação de que era uma manhã radiante com uma brisa marinha que chegava por entre os bananais, como era de admitir que assim fosse num bom Fevereiro daquela época.
- — Quando eu acordar — disse —, lembre-me que vou casar com ela.
- "Meninas" dizia-lhes: "não penteiem o cabelo à noite que se atrasam os navegantes."
- "Qualquer homem será feliz com elas, porque foram criadas para sofrer."
- O viúvo Xius morreu daí a dois meses. "Morreu disso", dizia o dr. Dionísio Iguarán. "Tinha mais saúde do que qualquer de nós, mas quando a gente o auscultava sentia borbotar as lágrimas dentro do coração." Porque não só vendera a casa com todo o recheio, como pediu a Bayardo San Román que lhe fosse pagando aos poucos, pois não lhe restava nem um baú de consolação para guardar tanto dinheiro.
- Em compensação, o facto de Angela Vicario se atrever a pôr o véu e as flores de laranjeira sem ser virgem, havia de ser interpretado mais tarde como uma profanação dos símbolos da pureza. Minha mãe foi a única pessoa que apreciou como um acto de coragem que ela tivesse jogado as suas cartas viciadas até às últimas consequências. "Naquele tempo", explicou-me, "Deus entendia essas coisas." Pelo contrário, ninguém soube até hoje com que cartas jogou Bayardo San Román.
- De maneira que à Clotilde Armenta não faltava razão quando lhe pareceu que os gémeos não estavam tão resolutos como antes, e serviu-lhes uma garrafa de aguardente de verbasco com a esperança de emborrachá-los de vez. "Nesse dia percebi", disse-me, "como nós, mulheres, estamos sozinhas no mundo!"
- Foi ela quem estoirou com a virgindade da minha geração. Ensinou-nos muito mais do que devíamos aprender, mas ensinou-nos acima de tudo que *— Por isso mesmo — replicou ela —, porcos com frio e homens com vinho só fazem arruído.
- Todas as vezes que passava por casa de Flora Miguel, mesmo que não estivesse ninguém, Santiago Nasar raspava com as chaves a rede metálica das janelas. Naquela segunda-feira ela estava à sua espera com o cofre das cartas no regaço.
- "A fatalidade faz-nos invisíveis."
feb 8 2022 ∞
mar 14 2024 +