- Virgens sobrando neste mundo só os do seu signo, dos nascidos em agosto. 
- Às vezes parecia ser uma garrotada da morte e no dia seguinte se esfumava. Nessa época ouvi dizer que o primeiro sintoma da velhice é quando a gente começa a se parecer com o próprio pai. 
- Fui um mau professor, sem formação, sem vocação nem piedade alguma por aqueles pobres meninos que só iam à escola por ser o jeito mais fácil de escapar da tirania dos pais. 
- Apertou a minha mão e se despediu com uma frase que podia ser um bom conselho ou uma ameaça: — Vá com muito cuidado. 
- Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas, pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. 
- Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do zodíaco. 
- Atropelei: O sexo é o consolo que a gente tem quando o amor não nos alcança. 
- Naquela época tive a estranha impressão de que ela estava envelhecendo antes do tempo. 
- E me inquietou o fato de ela ser tão real a ponto de fazer aniversário. 
- Havia achado, sempre, que morrer de amor não era outra coisa além de uma licença poética. 
- Não trocaria por nada neste mundo as delícias do meu desassossego. 
- — Vá com Deus — me disse com um gesto de tristeza, e voltou à vida real. — Seja como for, vou mandar a conta do desastre que você me aprontou no quarto. 
- Só pode ser de puta, falei. Rosa me replicou sem pestanejar: Não seja idiota, se fosse puta estaria aqui. Onde poderia estar melhor? 
- Qualquer sentimento que tivesse algo a ver com a ternura me causava um nó na garganta que nem sempre conseguia dominar, e pensei em renunciar ao prazer solitário de velar o sono de Delgadina, nem tanto pela incerteza da minha morte como pela dor de imaginá-la sem mim pelo resto da sua vida. 
         feb 8 2022 ∞
 mar 14 2024 +