- Muitos existencialistas acreditam que a grande vitória do indivíduo é perceber o absurdo da vida e aceitá-la.
- "O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente é nada. Só depois será, e será tal como a si próprio se fizer."
- E, frente a essa liberdade de eleição, o ser humano se angustia, pois a liberdade implica fazer escolhas, as quais só o próprio indivíduo pode fazer.
- A "não ação", o "nada fazer, por si só, já é uma escolha; a escolha de não agir. A escolha de adiar a existência, evitando os riscos, a fim de não errar e gerar culpa, é uma tônica na sociedade contemporânea.
- Seguir ordens é fácil; requer pouco esforço emocional e intelectual fazer o que lhe mandam. Se a ordem não é lógica, não é o soldado que deve questionar. Deste modo, as guerras podem ser explicadas, genocídios em massa podem ser entendidos. As pessoas estavam apenas fazendo o que lhe foi dito.
- Para o mundo,falando-se metaforicamente, não há tais coisas como: "pessoa boa" e/ou "uma coisa má", o que acontece, acontece,e pode muito bem acontecer a uma pessoa "boa" como a uma pessoa "ruim".
- "Às vezes, quando estamos em um dilema entre duas opções, é preciso não aceitar nenhuma das duas. Temos que olhar no meio dessa bifurcação e enxergar outras possibilidades."
- "O fato de uma coisa ser difícil tem de ser mais um motivo para fazê-la.
- "Só espiritualmente é que estou morto. Fisicamente estou vivo. Moralmente estou livre."
- (...) o homem precisa de coisas externas, que ele não controla, para se sentir quem ele é.
- Ter de escolher a todo instante é angustiante, pois cada escolha irá refletir diretamente no que se é. A angústia é o reflexo da liberdade humana, dessa ampla possibilidade escolher e ser responsável por cada escolha.
- “o conjunto de doutrinas segundo as quais a filosofia tem como objetivo a análise e a descrição da existência concreta, considerada como ato e como uma liberdade que se constitui afirmando-se que tem unicamente como gênese ou fundamento esta afirmação de si”
- Hegel faz uma tentativa de compreender o mundo racionalmente. Acreditando em uma razão universal, acredita também que nossos pensamentos e sentimentos apenas têm significado por que cada sentimento ou pensamento está ligado à nossa personalidade; toma lugar em uma história e um estado, isto é, em uma época específica na evolução dessa idéia universal. Não há como compreender a nossa interioridade, segundo ele, se não formos primeiro à totalidade do nosso self, depois para a totalidade da espécie humana e chegando à totalidade maior que é a idéia absoluta. O homem era visto como uma idéia universal. A essência ficava, pois em primeiro plano.
may 1 2014 ∞
jan 25 2015 +