tenha em mente
- conceito : ponto de partida, versão mais simples possível
- ex: 7 esferas do dragão tem o poder de realizar qualquer coisa ou um mundo de monstros reside no subterrâneo
- trama : alguém fazendo alguma coisa
- ex: duas pessoas se unem para juntar as esferas e realizar um pedido ou uma galera lutando para salvar o universo
- inimigo : o que impede
➸
1. crie a logline: uma personagem (a), o que acontece com ela (b), um desejo (c) e o que a impede (d) [1 h]
- ex: um encanador(a) tem sua princesa raptada (b) e vai atrás dela (c), mas não saber em qual castelo ela está o impede (d)
- dicas:
- menor = melhor
- nada de nomes
- quem tem mais a perder nessa história, e o que quer ganhar
2. expanda em um parágrafo: uma frase para cada: a premissa, os maiores desastres e o fim [1 h]
- dicas:
- esquema de 3 atos, com um final e 3 desastres; fim 1º ato (premissa), meio do 2º e outro no fim do 2º que causa o 3º
- 1º desastre pode ser por situações externas, mas o restante é consequência das tentativas da protagonista
2.5. escreva a sinopse: resumo 1º ato
3. faça o mesmo com as personagens: logline, frases e parágrafos
- personagens são a parte mais importante da história, e o tempo que investir as desenvolvendo vai valer 10x mais quando começar a escrever
- ficha:
- nome
- logline do arco da personagem
- objetivo : o que quer
- motivação : do que precisa
- conflito : o que impede
- epifania : o que aprende / como muda
- 1 parágrafo descrevendo o arco da personagem
- agora você tem uma ótima escritura geral da história. se acha que está um lixo: parabéns! melhor agora que mais tarde
4. expanda as frases do item 2 em um parágrafo cada: o esqueleto da história
5. descreva em uma página cada personagem importante, e em meia cada relevante
- contendo a história em seu ponto de vista
- dicas:
- o que quer?
- como se comporta?
- quem é?
- do que gosta?
- o que acontece com ela?
- como reage? por que?
- o que aprende? como muda?
6. expanda cada parágrafo do item 4 em 1 página
- aqui você está fazendo a lógica da sua história e decisões estratégicas.
- pois se você tenta pensar na história toda de uma vez, pode perder certas coisas de vista e começar a usar coisas maiores pra justificar coisas menores (e vice versa).
- mas olhando os problemas do desenvolvimento um pedacinho de cada vez você não perde o foco da história que quer contar
- e consegue se concentrar melhor em cada parte sem ficar perdida na ansiedade das questões sobre como escrever a história que quer contar.
- é nesse ponto que se separa avatar de pocahontas de dança com lobos (gêneros, símbolos, elementos)
7. expanda as personagens: tudo o que precisa saber sobre, e como se desenvolvem na história
8. faça uma lista de todas as cenas: cada cena em uma frase
9. senta lá e escreve: pequenos problemas de lógica a serem resolvidos
- detalhes: palavras, olhares, descrições, foreshadow