|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
devaneios, opiniões e delírios sobre minhas últimas leituras (não é uma review, é catarse mesmo. cuidado com spoilers!!!)
preciso começar falando sobre este livro deixando claro que sou completamente obcecada pela rebecca. eu leria absolutamente qualquer coisa que essa mulher escrevesse — sem brincadeira. falando especificamente sobre a guerra da papoula, essa história mudou a forma como eu enxergo fantasia. acho que foi a leitura que mais me fisgou no ano, fiquei completamente fissurada. tudo é muito bem desenvolvido e detalhado, especialmente a parte política, que me prendeu demais — ainda mais por fazer alusão a países e acontecimentos reais. a rin, sem dúvidas, é uma das melhores protagonistas que já li. consegui acompanhar de forma quase palpável todo o desenvolvimento dela ao longo da narrativa. dá pra perceber com clareza os momentos-chave que influenciaram suas decisões. ela me pareceu extremamente real: crua, complexa, totalmente questionável. uma personagem profundamente cinza — que você pode amar ou odiar com a mesma intensidade. e o mais incrível para mim é que essa profundidade não é exclusiva dela; praticamente todos os personagens são densos, com suas próprias questões e camadas. apesar de ser um livro bem descritivo e com uma trama política densa, em nenhum momento achei a leitura cansativa. pelo contrário: me peguei querendo saber tudo sobre esse universo, como se eu também fizesse parte dele. no fim das contas, virou um dos meus favoritos do ano — e provavelmente da vida.
observações à parte: fiquei maluca com os chaltan. como sempre, doomed soulmates sendo um moreno e o outro albino fazendo a desgraça na minha vida. tem um vídeo no tiktok que eu fiquei vendo por DIAS que são eles com do i wanna know? [aqui para quem quiser ver] e sim, eu queria que o altan estivesse crawling back to you até o chaghan.