|
bookmarks:
|
| main | ongoing | archive | private |
"Para cada mal sob o sol, existe um remédio ou não existe nenhum. Se existir um, procure até encontrar. Se não existir nenhum, não se incomode mais. MAMAR KANSA"
"As bruxas são outsiders, e aqueles de nós que foram intimidados e condenados ao ostracismo podem se identificar com elas."
"Os gatos das tias, no entanto, não eram particularmente assustadores. Eram mimados e gostavam de dormir em sofás, e todos tinham nomes de aves. Havia o Cardeal e o Gralha, o Corvo e o Ganso. Havia um gatinho desajeitado chamado Pombo e um gato rabugento chamado Pega, que sibilava para os ou-tros e os mantinha acuados."
"E as tias devem ter se dado por satisfeitas, porque entregaram a ela o coração de um pombo, sobre um dos seus pires mais bonitos, do tipo decorado com salgueiros azuis e o rio de lágrimas. Sally e Gillian tinham se sentado na escada dos fundos em meio à escuridão, os joelhos se tocando, os pés des-calços pretos de sujeira. Estavam tremendo, mas ainda assim sorriram uma para a outra e repetiram junto com as tias, num sunsurro, um encantamento que conheciam tão bem que podiam recitar até dormindo: "Este alfinete o coração do meu amante vai sentir, e sua devo-ção eu vou conseguir. Não haverá meio de ele dormir ou descansar, até que venha comigo falar. Só quando acima de tudo me amar, encontrará paz e, na paz, serenar". Gillian fazia pequenos movimentos de punhalada, que era o que a moça deveria fazer com o coração do pombo, enquanto repetisse essas palavras por sete noites seguidas, antes de ir para a cama."
Um halo em volta da lua é sempre sinal de tumulto, seja uma mudança no tempo, uma febre ou uma onda de azar. Mas, quando se trata de um anel duplo, todo confuso e emaranhado, como um arco-íris meio torto ou um caso de amor malsucedido, qualquer coisa pode acontecer. Em momentos como esse, não é prudente atender ao telefone. Os mais cautelosos sempre fecham as janelas. Trancam as portas e nunca ousam beijar quem gostam sobre um portão de jardim ou estender a mão para afagar um cão de rua. Os aborrecimentos são exatamente como o amor. Chegam sem aviso e assu-mem o controle de tudo, antes que se tenha oportunidade de refletir ou mesmo pensar."
"São surpreendentes os lugares para onde o amor pode levar uma pessoa. É espantoso descobrir até onde essa pessoa é capaz de ir."
"Certamente vai ser uma adolescente muito melhor do que foi uma criança. Ela meio que acreditou nisso a vida toda e, agora, a tia leu as cartas de tarô para ela e previu muita sorte. Afinal, a carta da Es-trela saiu na tiragem, justamente na posição do destino, e esse símbolo garante o sucesso em todos os empreen-dimentos."
"Escrevia o nome de Jimmy num pedaço de papel e o queimava na primeira sexta-feira de cada mês, durante a lua minguante, para tentar se livrar do seu desejo por ele. Mas isso não a ajudava a esquecê-lo."
"Existem algumas coisas, afinal de contas, que Sally Owens sabe com toda a certeza: sempre jogue o sal derramado sobre o ombro esquerdo. Plante alecrim junto ao portão do jardim. Acrescente pimenta ao purê de batatas. Plante rosas e alfazema para ter sorte na vida. Apaixone-se sempre que tiver uma oportunidade."