- nosso qg de encontros passou a ser o nublu, um pequeno bar no east village, muito aconchegante, que tem feito sucesso na cidade, mereceu até reportagem no new york times. às quartas, quem toca por lá é a forró in the dark, a banda do mauro. e o mais legal do nublu, é que não se paga nada para entrar.
- adorava pegar um trem e ir passar o dia na praia, em long beach, passeio que quebra o maior galho na hora em que a saudade do mar aperta. cada trecho custa $2, e a viagem leva uma hora.
- quando voltava faminta da praia, passava no bubby's, excelente para comer hambúrguer e tomar brunch. o bubby's já foi mais badalado, porque fica na rua em que morava o john kennedy jr. mas continua sendo amado por quem gosta de comida boa sem frescura.
- em roma, faça como os romanos. em nova york, faça como qualquer um, já que a cidade é um caldeirão de nacionalidades. uns amigos me levaram a uma sauna russa, onde se paga $22 para ficar lá jiboiando o dia todo. são três tipos de sauna: seca, turca e russa. depois, ainda dá para tomar sol no deck, fazer massagem ou máscara para a pele. a que fomos existe desde 1892 e é supertradicional. atravessando a rua a gente dá de cara com um quiosque de sucos naturais, coisa rara nos estados unidos. um rastaman simpático prepara tudo. programa perfeito para aqueles dias em que você acha que a cidade te engoliu e precisa recarregar energias.
- uma coisa que exigia muito controle para não torrar toda grana eram as visitas aos brechós. cansei de encontrar camisetas por $10 ou menos. meus preferidos ficam nas galerias de williamsburg, no brooklyn.
- em nova york encontramos cervejas de todas as partes do mundo, um perigo! as que mais gosto são stella artois, becks, dos equis (a verde) e a rolling rock — nessa ordem. meu lugar predileto para degustar uma geladinha é o yaffa's tea room, em tribeca.
- o ritz de lá se chama cafeteria, freqüentado por uma galera moderna e com som ótimo. as batatas fritas são imperdíveis e o hambúrguer com queijo de cabra, para comer de joelhos.
- quer se sentir totalmente nova-iorquina? então deixe de pegar um the village voice em qualquer café da cidade. o jornal é semanal, gratuito e traz toda a programação de eventos culturais. foi nele que descobri que ônibus 174 seria exibido no film forum (salas de cinema onde só passa filme alterantivo). foi bacana ver um documentário brasileiro com audiência gringa. melhor ainda, encontrar o gael garcia bernal lá. mas compre os ingressos com antecedência. sempre.
- foi também no village voice que descobri o jivamukti yoga, a academia mais cabeça da cidade. existem duas filiais, uma em downtown e outra em uptown. vá na segunda, que é menos badalada. dá para pagar por sessão ou fazer pacote. os professores são maravilhosos e, durante as aulas, lêem passagens de livros, o que é ótimo para treinar o inglês.
- os programas mais legais não são necessariamente caros. ver o pôr do sol no rio hudson, por exemplo ou passear pelas feirinhas espalhadas pela cidade. tem uma muito boa, de antiguidades e roupas usadas, que rola aos domingos na rua 26 com a 6ª avenida.
- outra dica boa e barata é subir nos telhados dos prédios que rodeiam o central park para ficar admirando a paisagem. tive a sorte de conhecer uma garota que morava num desses edifícios, mas é só ser cara-de-pau e pedir para o porteiro ter deixar subir. às vezes, eles deixam. acredite!
- o melhor brunch da cidade é o do petite abeille. tem french toast, waffles e suco de laranja natural, bebida que praticamente não existe em nova york.
- petite abeille
- nublu
- bubby's
- 120 hudson st, tribeca
- (212) 219-0666
- cafeteria
- corner of 7th st with 17th st
- pastis
- 9 ninth ave corner of little west 12th st
- film forum [www.filmforum.com]
- 209 west hudson street
- (212) 727-8110
- yaffa's tea room
- 353 greenwich st, tribeca
- (212) 274-9403
- sauna russa
- 268 10th st between 1st ave and ave a
- (212) 674-9250
- (212) 473-8860
- jivamukti yoga center [www.jivamuktiyoga.com]
- 853 lexington ave, uptown
- 404 lafayette st, downtown
dec 20 2009 ∞
dec 20 2009 +