"É um dos animais mais habilidosos e engenhosos da natureza. Sendo uma criatura noturna, a raposa é muitas vezes imbuída de poderes sobrenaturais. São geralmente vistas ao amanhecer e ao entardecer. No Crepúsculo começa seu dia, e o amanhecer é o seu fim. Este é o tempo, quando o mundo da magia e nossas realidades cotidianas se cruzam. Estes animais vivem nas bordas das florestas e terras abertas, as áreas de fronteira. Como é um animal entre os tempos e os lugares, pode ser um guia para o reino das fadas. As raposas têm um passado longo de magia e astúcia associado à si. Elas podem se mover dentro e fora da circunstância, o que restaura a ordem ou causa a confusão, dependendo da ocasião."
- Reino: Animalia.
- Filo: Chordata.
- Classe: Mammalia.
- Ordem: Carnivora.
- Família: Canidae.
- Gênero: Vulpes, Alopex, Otocyon, Urocyon.
- Os habitats são regiões de clima temperado como América do Norte, Austrália, norte da Europa e norte da África.
- Vivem em média 10 anos.
- Possuem hábitos crepusculares e noturnos.
- Possuem vários lugares para esconder comida e lembram de todos.
- São caçadoras solitárias.
- Infelizmente são caçadas por esporte e por sua pele, mas alguns países já proibiram sua caça apesar de ainda ocorrer clandestinamente.
- No xamanismo a raposa representa inteligência, habilidades de observação, astúcia, invisibilidade, camuflagem, coragem, capacidade de observar o invisível, persistência, gentileza, rapidez, sabedoria, confiança, magia, mudança de forma.
- Na mitologia grega há uma lenda que conta que Teumesiana era uma raposa enviada por Dionísio para castigar a cidade de Tebas por um terrível crime. Exércitos se uniram para capturar o animal, mas ele era mágico, pois tinha a habilidade de nunca poder ser caçado e assim aterrorizou cidade por muito tempo. Teumesiana foi eternizada como uma constelação (Cão Menor).
- Há uma constelação chamada Vulpecula também conhecida como constelação raposa.