BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994 [1942].

BOLLOS, Liliana H. Crítica musical no jornal: uma reflexão sobre a cultura brasileira. In: OPUS: Revista da Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Música – Ano 11, n. 11, (2005). Campinas: ANPPOM, 2005. Disponível em: http://www.anppom.com.br/opus/opus11/O_Liliana%20Bollos.pdf . Acessado em 6 de setembro de 2013.

CHIMÈNES, Myriam. Musicologia e história. Fronteira ou “terra de ninguém” entre duas disciplinas? Revue de Musicologie, Société Française de Musicologie, Tome 84, Nº 1, 1998. Tradução, autorizada pela autora, realizada por José Geraldo Vinci de Moraes.

COHEN-LEVINAS, Danielle. Shoenberg, a fala alterada: niilismo, desencanto e messianismo musical. In Narrativas da modernidade: história, memória e literatura. SERPA.E.C, FERRO, M. MENEZES, M.A. RIBEIRO, M.A. (orgs). Uberlândia: EDUFU, 2011.

ELIAS, Norbert. Mozart: a sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

LENHARDT, Jacques. A crítica de arte no cenário mundial. In BERTOLI, M. STIGGER, V. (orgs). Arte, crítica e mundialização. São Paulo: ABCA: Imprensa Oficial do Estado, 2008.

______________. Crítica de arte e cultura no mundo contemporâneo. In. SOUSA, A.P. CORREIA, A. MALAFAIA, T.A. A moderna diferença – a palavra e a imagem. Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa. Lisboa: Edições Colibri, 2007.

WEBER, Max. Os aspectos racionais e sociológicos da música. São Paulo: EDUSP, 1995[1902].

apr 26 2024 ∞
apr 26 2024 +