|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
>Sendo bem direto: como se estuda uma linguagem ou aprende a programar? Procure e estude paradigmas de programação. Você entenderá sobre POO, programação funcional, estrutural, etc. Sabendo isso, busque uma linguagem que usa esse paradigma. Quer aprender estrutural? Usa C. Quer orientado a objetos? Java. Quer bagunça e conceitos abstratos? JS.
>Resolvendo exercícios? Fazendo um projeto? Lendo livros? Entendendo bem um paradigma e como tudo funciona, basta aplicar. Livros são a melhor fonte, mas demoram mais, caso ainda não tenha costume, é o melhor negócio. Não estou falando sobre livrinho da Alura, falo de livro de verdade. Cada linguagem geralmente possui um autor renomado e começam com um pouco de teoria, partindo para um projeto mais avançado. Esqueça livros em português, vá no libgen.io e busque informação nas comunidades sobre o melhor autor.
>Se você resolve exercícios (os clássicos "faça um programa que receba uma String e retorne […]"), como saberá que está apto a ir para o próximo nível? Uma ferramenta legal é o https://www.hackerrank.com. Lá você encontra bastante exercício e de vários níveis. Se quiser arrumar trabalho, use isso e crie um CRUD básico upando no github.
>Se você tenta aprender fazendo um projeto, como saber que não está cheio de lacunas de conhecimento? Conheço pessoas que conseguem desenvolver sistemas profissionais e não sabe usar recursão. Sempre vai haver lacuna de conhecimento. Se quiser aprender técnicas mais avançadas, busque os livros sobre certificação de determinada linguagem. Esses livros geralmente colocam conceitos avançados que praticamente ninguém conhece ou usa. É aprender, aplicar e refinar, sempre. Não caia na burrice de achar que precisa saber tudo antes de fazer algo, mas também não faça algo sem saber o mínimo de teoria. Estude, faça algo e estude de novo. Quando olhar o mesmo projeto, sua visão será totalmente diferente.
Java - é muito pervasiva no Brasil, é quase uma questão cultural, todas as faculs usam Java e isso se replicou no mercado de trabalho.
Javascript - essa merda cresceu bastante com frameworks reativos e o caralho, sem contar que frontend não tem outra alternativa a não ser Javascript ou coisas que compilam pra Javascript.
Python - por mais que Django e python na web não seja tão relevante mais, Python cresceu assustadoramente no campo numérico e do data science/mining/machine learning. Infelizmente você tem que ser pós graduado ou ter uma graduação em exatas sólida para se aventurar nisso, não é pra qualquer um
C# - Além do VisualStudio e ASP.NET que sempre foi o carro chefe, a popularidade de C# cresceu bastante com o Unity (pra jogos) e Xamarim (pra apps).
O resto é resto. PHP viria em seguida em termos de relevância, se brincar é mais relevante do que todas as anteriores, mas é melhor vender óculos da Chilli Beans em shopping do que programar em PHP.
https://br.udacity.com/course/intro-to-javascript--ud803 https://br.udacity.com/course/object-oriented-javascript--ud015 https://br.udacity.com/course/es6-javascript-improved--ud356 https://br.udacity.com/course/intro-to-ajax--ud110 https://br.udacity.com/course/intro-to-jquery--ud245 https://br.udacity.com/course/javascript-testing--ud549 https://br.udacity.com/course/asynchronous-javascript-requests--ud109 https://br.udacity.com/course/javascript-design-patterns--ud989
Depois procure esse curso por torrent: https://www.udemy.com/curso-reactjs-ninja/
Se fizer isso tudo e usar uma boa documentação, você vai conseguir entender. Eu só comecei a aprender Javascript de verdade quando comecei a usar React.