IMAX E A RENOVAÇÃO DA TECNOLOGIA DO CINEMA

Como eu quase não falo sobre IMAX aqui no grupo (cof cof), resolvi criar um post para falar sobre. Vou abordar um pouco dos aspectos técnicos e também mostrar a minha visão como fã da tecnologia (e como garoto propaganda do IMAX Br também).

O QUE É?

Muito se fala do IMAX, assim como outras siglas que surgiram para vender qualidade como XD, XPLUS e por aí vai. Diferente dessas outras, IMAX é uma tecnologia que vai desde a captação até a distribuição de um filme. Na teoria, os dois andam juntos e esse pacote seria o IMAX, mas mais pra frente eu vou falar que não é bem assim.

- Captação

As câmeras IMAX são especiais porque gravam no formato de 70mm, diferente das câmeras convencionais que gravam em 35mm. Essa diferença é o equivalente entre uma resolução de 6K (35mm) contra 12K (70mm). Isso faz com que, obviamente, a captação de um filme consiga registrar muito mais profundidade e nitidez do que o modo convencional. O único problema é que pelo formato ser maior, não só a câmera é mais cara, mas também mais pesada, o que faz muitos diretores a evitarem pela dificuldade de manuseio. O rolo de filme acaba ficando maior também, o que acaba encarecendo a produção como um todo.

E isso é porque eu estou falando apenas da câmera 2D. A câmera 3D projetada especifIcamente para o IMAX pesa 113Kg e isso porque ela capta simultaneamente de duas posições distintas, imitando a visão humana. Ela gera um rolo de filme para o olho direito e um rolo de filme para o olho esquerdo, e nisso se ganha muito mais qualidade, além de emular a nossa visão.

Só que, nem tudo é bem assim. Por essa série de fatores acima, muitos diretores não conseguem simplesmente gravar um filme todo em câmeras IMAX, principalmente a 3D, então eles contam com alguns recursos. Muitos filmes são parcialmente gravados em 70mm. Dunkirk, por exemplo, foi gravado 75% pelas câmeras de 70mm - e isso também ocorreu pela falta de diálogo no filme. As câmeras IMAX também são muito barulhentas para gravar.

Um exemplo que eu gosto muito de usar é Jogos Vorazes: Em Chamas que usa a câmera de 70mm nos 50 minutos finais do filme. Além disso, Frances Lawrence explora a mudança de proporção da tela. Para quem não sabe, a mudança ocorre no exato momento em que Katniss está no tubo subindo para a Arena e a tela vai expandido até ela chegar no topo. Eu queria muito ter tido essa experiência em IMAX, mas infelizmente a Paris Filmes não colaborou. Na maioria dos filmes onde há a alternação entre a proporção da tela de 2.4:1 para 1.9:1 (proporção “tela cheia” do IMAX), ela é feita automaticamente no corte das cenas, então se você não prestar atenção, não consegue perceber. Eu comecei a prestar atenção nisso tem algum tempo e SEMPRE que vou ver um filme eu acabo reparando que cenas eles expandem. Aqui tem um vídeo curto mostrando como a mudança de proporção faz com que seja exibida mais 26% de imagem: https://www.youtube.com/watch?v=ijB4bJmY-hE

Além da maioria dos filmes que querem gravar em IMAX serem feito só parcialmente com câmeras IMAX, também há outras gambiarras. Há câmeras digitais que emulam a resolução IMAX. Elas tem qualidade inferior à câmera de 70mm, mas a transição entre a captação das duas fica mais suave do que entre uma 70mm e uma 35mm. Skyfall, por exemplo, foi gravado com uma câmera que conseguiu gravar com uma proporção de tela de 1.89:1, bem próximo do 1.9:1 do IMAX. Essa câmera é a Arri Alexa e em 2015 a IMAX junto com a Arri criaram uma câmera digital, que consegue ser mais leve e ter uma qualidade superior às técnicas convencionais, mas continua inferior à 70mm. Capitão América: Guerra Civil foi parcialmente gravado com essa câmera. Já Vingadores: Guerra Infinita (os dois filmes) será o primeiro filme , que não um documentário, filmado completamente na câmera IMAX/Arri. O último Transformers utilizou duas câmeras dessa combinadas para fazer um 3D nativo.

DMR

No entanto, muito poucos filmes, considerando os que passam em IMAX, são capturados com uma câmera adequada. A grande maioria dos blockbusters são remasterizados pelo formato IMAX depois num processo que a empresa chama de DMR (Digital Media Remastering). Todos os filmes de 35mm passam por um processo chamado DI (Digital Intermediate) que digitaliza o filme para a edição e manipula a cor e outros aspectos da imagem gravado no rolo de filme. Com essa técnica própria do IMAX, eles conseguem pegar um filme originalmente gravado em 35mm e fazer um upscalling com maior qualidade. É dessa forma que muitos clássicos de animação e Titanic, por exemplo, conseguiram ser convertidos com qualidade. Dos 4 filmes que chegaram em IMAX no Brasil esse ano, todos não tiveram nenhuma parte gravada em câmeras IMAX e passaram pelo processo DMR para serem exibidos. Dos filmes de 2017, só Transformers 5, Star Wars: The Last Jedi e Dunkirk foram parcialmente gravados em IMAX. O resto foi remasterizado.

- Distribuição

Essa, para mim, é a parte mais importante porque acaba sendo o que torna toda a experiência incrível. Já vimos que, por exemplo, mesmo sendo captado de uma forma tradicional, o IMAX consegue remasterizar e entregar um resultado ótimo. A minha melhor experiência nesse formato foi ver Blade Runner 2049 em IMAX 3D. Foi incrível e eu estou realmente surpreso que ele não tenha sido gravado em uma 70mm ou até numa IMAX/Arri, mas sim em uma Arri Alexa digital (aquela que consegue captar no mesmo formato que o IMAX). Inclusive, deixo aqui o “Countdown do IMAX especial para ele: https://www.youtube.com/watch?time_continue=56&v=LPS7u7x8tx4. Esse countdown tem em todo filme e é basicamente uma vinheta pra anunciar que o filme vai começar. Na maioria dos filmes é exibido um countdown padrão.

Projeção da Imagem

É claro que não adianta ter uma qualidade de imagem absurda e não ter uma projeção que justifique isso. Para exibir os filmes, é usado dois projetores. Quando é 2D, os dois exibem a mesma imagem sobreposta com uma diferença de meio pixel. Isso faz com que dois projetores de 2K consigam gerar uma percepção de resolução de 2,9K, por exemplo. Na projeção de filmes 3D, cada projetor exibe o ângulo de visão referente a cada olho e cabe aos óculos captarem a imagem respectiva - como no 3D normal. Essa projeção dupla é que garante que os filmes em 3D consigam um brilho maior que o 3D convencional, onde a maioria das pessoas reclama da escuridão em algumas cenas. Eu, por exemplo, vi Batman vs Superman em IMAX 3D e consegui ver tudo de boa, mesmo com o filtro do Snyder.

Tela

A tela é simplesmente enorme. Ela mede 22m de largura por 16m de altura contra 12m de largura por 5,1m de altura de uma tela convencional. Só que não para por aí, ela também é curva, mais precisamente côncava. Isso junto com a disposição das cadeiras na sala fazem com que - a empresa alega - todos tenham o mesmo campo de visão. Ou seja, mesmo que você sente lá na primeira fileira você conseguirá assistir o filme do mesmo ângulo que uma pessoa que está no meio da tela. Eu já tive algumas experiências, então posso dizer que isso tem fundamento sim. Eu já assisti ao mesmo filme tanto no meio da sala quanto na parte mais baixa e nos dois a experiência foi ótima. O único problema, obviamente, é ter que ficar com a cabeça inclinada para cima. Mas em termos de 3D, não houve problema nenhum.

Som

Chegamos na minha parte favorita porque, como muito bem observou alguém aqui do grupo “Eu amo barulho. Por isso, vou no IMAX porque lá tem MUITO BARULHO”. O som é realmente muito alto. Dá para as pessoas comerem pipoca e até conversar do seu lado e você consegue escutar TODA a faixa sonora do filme. A minha primeira experiência com o IMAX foi em Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 2, inclusive o IMAX inaugurou sua sala no Rio para a exibição desse filme. Na estreia eu assisti em um cinema normal e não consegui ouvir direito a trilha por causa do falatório, aplausos e tudo que é característico de uma estreia. Mas nem em momentos mais calmos dava para ouvir direito o som do filme, não se comparado ao IMAX. Quando assisti finalmente nesse formato, eu consegui perceber que a trilha sonora é recheada de Hedwig’s Theme (o tema principal de Harry Potter) e provavelmente eu nunca perceberia isso em uma cinema normal. Tanto que eu fui assistir uma terceira vez em outro cinema convencional e mesmo com a sessão vazia, mal consegui ouvir as nuances da trilha, que acaba ficando mais baixa nas falas dos personagens.

Só que não é só isso que impressiona no som do IMAX. Ele conta com uma espécie de super “home-theater” que produz um “som espacial”. Através de 6 saídas de som localizadas estrategicamente, ele consegue emular a posição em que o som viria caso você estivesse presenciando a cena. Isso faz com que dê, de fato, para perceber de onde o som está vindo, seja na frente da tela, dos lados ou de trás. Além disso, diferente dos filmes 35mm, IMAX não coloca a faixa de som junto com o filme. Ele usa um filme de 35mm separado só para a faixa de som. Isso possibilitou, por exemplo, Blade Runner 2049 conseguir gravar o som no “formato IMAX” de 6 canais mesmo que não tenha sido gravado com uma câmera IMAX.

- IMAX no Brasil

Atualmente, no Brasil há 12 salas IMAX: 3 em São Paulo, 1 em Curitiba, 1 no Rio, 1 em Cotia, 1 em Porto Alegre, 1 em Fortaleza, 1 em Recife, 1 em Ribeirão preto, 1 em Campinas e 1 em Belo Horizonte.

mar 11 2018 ∞
mar 13 2018 +