- Comunidade em que o homem não vive isolado e toda a intervenção educativa realiza-se na comunidade. Esta é uma unidade vital e só através dela o indivíduo se torna pessoa. A comunidade é entendida como um ideal porque só se alcança quando cada um se preocupar com todos e todos com cada um.
- Vontade, é aquilo que conduz o homem de um estado primitivo a um membro da comunidade. Querer é a consciência da própria volição face aos outros. «Querer é ser».
- Educação, é educar a vontade, dela depende a educação estética, política, intelectual, A educação é uma questão do «dever ser».
- Relação do indivíduo com a comunidade, todo o conteúdo da educação humana é em si mesma comunitário. Esta faz-se na família, na escola, na comunidade. A própria comunidade só sobrevive através da educação.
conceitos chaves do surgimento da Educação Social no período entre guerras. (1898 e 1919.) teoria idealista (Kant e Hegel) que situa o objeto da Pedagogia Social no coletivo por oposição ao tradicional individualismo de Locke e Rousseau, o homem individual é uma abstracção.