user image

“ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

a ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.”

bookmarks:
listography GIVE A GIFT OF MEMORIES
FAVORITE LISTOGRAPHY MENTIONS
IMPORTANT NOTICES
MESSAGES
PRIVACY

lavínia santità

“beije-me ela com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho.

suave é o aroma dos teus ungüentos; como o ungüento derramado é o teu nome; por isso as virgens te amam.

leva-me tu; correremos após ti. o rei me introduziu nas suas câmaras; em ti nos regozijaremos e nos alegraremos; do teu amor nos lembraremos, mais do que do vinho; os retos te amam.”

cânticos 1:2-4

estudo de personagem

lavínia significa aquela que purifica, aquela que banha. remete ao verbo latim lavo, lavi, lavatum, mesma etimologia da palavra lava, que remete à essência cálida e áquea de lavínia; pura, mas pura como um fogo que crepita e como e água que derrama sobre ele. também foi o nome da princesa romana do lácio, e lavínia decididamente tem algo ou outro de princesa – sua vida entorno de uma redoma, sua bela voz, suas lágrimas que mais parecem pérolas, seu amor constelado... nomeada assim foi a esposa de eneas, que construiu uma cidade italiana em sua homenagem; além do nome estar presente em um trabalho literário de shakespeare, no qual a sua personagem é covardemente violentada. aqui, contudo, a crédula lavínia vive entre mulheres e sua única dor é a dor do medo e do amor.

santità, o sobrenome adotado para ela no convento, remete à santidade. lavínia não é, contudo, santa; em sua espontaneidade recheada pelo temor, ela assemelha-se muito mais ao cerne crepitante e cálido dos serafins. a santidade é de ágata, de sua tão, tão amada ágata, aquela que guia o fogo de lavínia, que torna benta sua água! e por isso coroaram-lhe tal nome os santos... sabiam que não haveria lavínia sem ágata e sua santidade tênue, seus olhos bons e amendoados, seu sorriso, o mais feliz sorriso que lavínia jamais vira...

quem é; a lava de lavínia

lavínia é inocente, mas não d’uma inocência livre do pecado; não... sua natureza é inócua justamente por não peneirar o que é sina e o que é benevolência; é a inocência de apenas ser, como a água escorre e o fogo crepita. há, contudo, um medo que povoa seus devaneios, uma hesitação para confiar nas pessoas, um receio de que sua natureza não lhes agrade – e é apenas com ágata, aos olhos liláceos de lavínia, a epítome de tudo que é Bom e Moral, que ela consegue deixar-se ser, deixar sua flama serpentear, pois o amor que sente por ágata lhe é tão devastador que preenche todos os poros de seu corpo afunilado, e o medo evapora para um lugar quietinho, escondido, recluso no fundo da mente... e é com sua voz a cantar as orações ao Pai Nosso e as cantigas compostas pelas mãos ágatas que sente-se verdadeiramente livre, como um passarinho de vôo pequenino, mas que ainda voa! e, sim, seu cantar soprano e os seus dedos dedilhando o alaúde a acometem do acanhamento; contudo, quando os olhos de ágata cruzam os seus, o terço pesa levitante em seu bolso, e as notas fluem organicamente de sua voz e de suas mãos, na mais pura adoração ao Senhor e à menina de pele atrigueirada e sábio sorriso à sua frente... explode um riso meigo e irrefletido do coração de lavínia, quando aqueles lábios e aqueles olhos encaram os seus! como enche-se da mais pura adoração, como quase se afoga com o desejo impetuoso de afundar seu rosto na mana da amada ágata... e o medo ousa novamente lhe corromper quando vislumbra o modo que todos, todos miram a ágata em seu humilde deslumbre; enamorar-se de sua mais benquista amiga é fácil e leve como deixar uma pétala flutuar pela brisa...! mas, mais uma vez, perece o pavor quando um transe parece emanar à lavínia, tal a visita do Espírito Santo tomando-lhe a alma... as preces voltam a fluir de sua língua quando o sacrifício de Cristo relembra sua psiquê... e banha-se de Deus. banha-se de Deus porque, independente dos outros apreciarem o encanto de sua amada, é à lavínia que os olhos de ágata encaram, e é n’aquela mirada mélea que lavínia O avista...

personalidade: isfp.

4w3, 469 (6w5, 9w8), sx/sp, fleumática

signo solar: câncer

signo lunar: virgem

ascendência: peixes

meio do céu: escorpião

mercúrio: câncer

vênus: câncer

marte: áries

a solitude no vale das camélias

apr 28 2020 ∞
apr 20 2021 +