• magnésio, como a banana e abacate, nas verduras como no quiabo, beterraba, batata e espinafre, em grãos como na granola, aveia e nas sementes com as de girassol, amendoim e castanha. O magnésio também pode ser encontrado em outros alimentos como o leite, soja, peixes, pão e grão de bico.potássio pode ser encontrado em vários alimentos como na farinha de soja, fécula de batata, pistache, damascos, folha de beterraba, abacate, acelga, broto de soja, banana, batata, melão, suco de maracujá, suco de laranja e suco de maracujá.(A falta do magnésio em nosso organismo pode resultar em vários sintomas desagradáveis, como alterações do sistema nervoso, depressão, tremores e insônia. A falta do magnésio também pode causar insuficiência cardíaca, osteoporose, hipertensão arterial, diabetes mellitus, tensão pré-menstrual, insônia, câimbras, falta de apetite, sonolência e prejuízos na memória.)
  • Chás, água de coco, sucos mesclando frutas e verduras – estas são as bebidas que não podem faltar para quem quer se livrar do inchaço.
  • Hortaliças

Aipo, salsa, chuchu, agrião, pepino, repolho, tomate, berinjela, cenoura, folhas de beterraba, aspargos, alcachofra, alface, broto de feijão.

  • Frutas

Melancia, melão, abacaxi, pêra, morango, maçã, maracujá.

  • Bebidas

Água de coco, sumo de limão (altamente benéfico para o sistema renal), chás (salsa, hortelã, cidreira, cavalinha, cabelo de milho, erva-doce, abacateiro, quebra-pedra), água aromatizada.

  • Bons hábitos
  • Diminua o sal da alimentação porque ele promove maior retenção de líquido, principalmente nas refeições do fim do dia, após as 18 horas.

- *Prefira o sal marinho em vez do sal refinado. Uma boa dica é comprar sal grosso e moer no liquidificador junto com.alguma erva desidratada, tipo salsa, alecrim, tomilho ou orégano.

- *Abuse de líquidos ao longo do dia, alternando entre sucos de limão e melancia, água de coco e chás diversos.

- *Para reduzir o sal e conservar o sabor dos pratos, tempere com ervas frescas ou secas, tais como manjericão, orégano, alecrim, salsa, louro, alho, cebola, cebolinha, alho-poró, coentro, noz-moscada, açafrão, pimentas vermelhas e do reino, canela, gengibre, e o que mais a sua imaginação permitir.

- *Fuja dos alimentos industrializados, sempre ricos em sódio. Quanto mais natural a dieta, e quanto maior o consumo de frutas e hortaliças, melhor será a capacidade de drenagem do corpo. Além de tomar sucos e chás, procure comer sempre uma generosa porção de salada crua e legumes pouco cozidos. Sopas de legumes também são bemvindas.

aug 13 2013 ∞
aug 6 2014 +