|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
- Carey Mulligan movies:
Filme Indiano/Francês do diretor Pan Nalin, o mesmo do maravilhoso ”Samsara”. “Vale das flores” não me tocou tanto quanto o anterior, mas é interessante. Conta uma história lendária do Himalaya sobre amor, reencarnação, vida eterna, morte…O clima é bastante fantástico, vai do épico ao moderno e mais uma vez questiona o que é real e ilusório. Achei um pouco longo, mas até que vale a pena pela atmosfera diferente.
Já vi umas 5 vezes e não canso nunca! Filme sem texto, só com imagens lindas focadas na beleza das nossas paisagens e nos diferentes povos que habitam o planeta – índios, africanos, judeus, sufis, monges, crentes e ateus – contrapondo com o que essas diferenças e a ganância podem fazer à nossa beleza natural. Maravilhosa fotografia e documento cultural.
Filme dividido em três histórias geniais passadas em Tokyo (claro) e dirigidas por três ótimos diretores. Me interessei quando vi que uma delas era do Michel Gondry, mas as outras duas são tão boas quanto. Ouso dizer que a que mais gostei foi a segunda delas, sobre um homem misterioso chamado Merde, que vive nos bueiros da cidade, fala uma língua que ninguém entende, aterroriza todo mundo e vive comendo flores e dinheiro. Um puta personagem! As outras histórias contam a saga de uma garota buscando um sentido pra vida e entrando em mutação e a de um cara recluso que se interessa por uma entregadora de pizzas. Muito bom!
Filme brasileiro em cartaz do Claudio Torres, mesmo diretor de “Redentor” e “A mulher invisível”. Conta a história de um físico loser e sozinho, ressentido por ter sido humilhado por seu grande amor 20 anos antes. Famoso e competente na área que exerce, ele cria uma máquina que pode levá-lo ao passado e fazer com que as coisas sejam diferentes. Apesar do plot “voltar ao passado” ser batido, os passos que os personagens dão para mudar seus destinos são bem originais e questionadores. Como sempre, a atuação de Wagner Moura é impecável, dessa vez, unida à beleza inquestionável da Aline Moraes. Boa trilha sonora, bom entretenimento.
Meu favorito do Lars Von Trier, quisá um dos meus filmes favoritos at all. Já falei dele no blog. Lançado em 1996, conta a história de Bess, uma garota nascida numa vila minúscula, criada rigidamente nos moldes religiosos e vista pela família como mentalmente atrasada. Se apaixona e casa com um homem de fora, e sua paixão louca começa a virar uma preocupação exacerbada pra família e costumes da comunidade em que vive. História linda cheia de amor, doação, cumplicidade, conflito e muito drama, claro, tão típico dos filmes do Von Trier. A trilha também é ótima!
Filme francês/belga em cartaz, sobre Babou, uma mulher anti-convencional, amante do Brasil e da bossa-nova, que se sente rejeitada após a filha não a convidar para o próprio casamento, nos moldes mais conservadores possível. Depois da decepção, Babou decide provar que pode levar uma vida dentro dos padrões e resolve pela primeira vez na vida conseguir um emprego normal, como corretora de imóveis. O plot é basicamente sua relação com a filha, e seu jeito único, e Isabella Ruppert interpreta a personagem com maestria; ela é de fato bem engraçada. Filme pouco marcante, mas ótimo passatempo.
Documentário brasileiro de 2002 sobre os moradores de um prédio bem perto da praia de Copacabana. O filme conta um pouco da história do prédio e sua restauração geral. O local, que era habitado por prostitutas, traficantes e lócs de todos os tipos, teve grande mudança nas últimas duas décadas e hoje abriga uma diversidade absurda de pessoas em seus 12 andares com 23 apartamentos cada. O plot não é mal, mas não apresenta nada de novo. No fundo, o que toca é a história de cada uma das pessoas que se expõem, mas isso não é mérito do roteiro nem do diretor, por isso, humildemente (:P) honrei-o com duas estrelinhas. rs
Documentário contendo os melhores videoclips e curtas da carreira do diretor…Desnecessário falar que é demais. Björk, Beck, Chemical Brothers, Kylie Minogue, Daft Punk, White Stripes e outros trabalhos são relembrados e comentados pelos envolvidos. O filme também mostra um pouco do processo criativo do Gondry que no mínimo único! Bizarramente genial! :)
Filme de imagens aéreas maravilhosas do planeta, muitas delas de pontos nunca vistos. Aborda a beleza da Terra e a “destruição” dela nas mãos do homem. Apesar do tema ser um tanto over, esse documentário deve ter o que há de top em imagens da terra. Se alguém souber de um mais completo e bonito, me indica! ;)
Filme sul-coreano sobre uma garota que é internada num hospital psiquiátrico por achar que é um cyborg e chegar ao ponto de sequer conseguir comer. Lá ela luta para vencer suas paranóias e chama atenção de outro interno, um garoto que acha que rouba a alma das pessoas e quer a todo custo ajudá-la. Tudo isso, mostrado de forma super leve e engraçadinha. Uma comédia romântica extremamente original e cheia de detalhes. A atriz que interpreta a garota cyborg também é perfeita para o papel. Recomendadíssimo.
Longa poético sem narração ou diálogo que retrata o estado “meditativo” dos animais, ao lado de humanos confortavelmente envolvidos na mesma cena. Danças, abraços…O homem num habitat que não lhe é comum. Fotografia bonita (apesar do 100% sépia), cenas marcantes…Ms pra mim, perde um pouco o sentido por parecer meio ensaiado/montado demais. Acho que esperava algo mais espontâneo, talvez. Mesmo assim, é bonito, passaram a mensagem que queriam. Bom pra deixar passando de pano de fundo em algum momento…
Documentário surpreendente sobre direitos autorais. Infelizmente, a música é a única arte que transformada em outra coisa, vira um processo jurídico. O filme aborda bastante isso, o quanto é injusto o fato de ter que pagar pra usar um clássico ou mesmo (teoricamente), ouvi-lo. Um dos focos é a situação de um musicista (Girl talk) que usa samplers de outras músicas pra fazer as próprias, originalíssimas e quase sem referência às que foram utilizadas. Dessa forma, ele responde por processos pesados, assim como alguns coitados americanos downloadeadores de música. rs Bizarro. Vale muito à pena porque é um assunto interessante/importante e é bem pouco abordado. Aí vai o trailer. Dá pra ver ele completo pelo youtube também. ;)