- Dimensões e desenvolvimento das competências gerais da BNCC
- Conhecimento: o estudante deve valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar com a sociedade.
Utilizar o conhecimento matemático para entender e explicar a realidade, permitindo continuar o aprendizado e colaborar com a sociedade.
- Pensamento científico, crítico e criativo: o estudante deve exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e curiosidade para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções.
Estimular o conhecimento científico, investigativo e reflexivo, valorizando a imaginação e a criatividade na aplicação das ciências, buscando criar soluções para problemas cotidianos.
- Repertório cultural: o estudante deve valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais para fruir e participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
Reconhecer a importância das manifestações artísticas, participar delas e manifestar-se artística e culturalmente.
- Comunicação: o estudante deve utilizar diversas linguagens para expressar-se e partilhar informações, experiências, ideias, sentimentos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Utilizar diferentes linguagens para expressar e compartilhar ideias e emoções que favoreçam o entendimento mútuo.
- Cultura digital: o estudante deve compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética para comunicar-se, acessar e produzir informações e conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria.
Produzir informações e conhecimentos por meio da compreensão, utilização e criação de tecnologias digitais.
- Trabalho e projeto de vida: o estudante deve valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências para entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade.
Fazer escolhas alinhadas à cidadania e a um projeto de vida pautado na autonomia e na responsabilidade.
- Argumentação: o estudante deve argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética.
Buscar e validar informações e fatos verificando se são confiáveis e usá-los para construir argumentações lógicas na defesa de ideias e pontos de vista.
- Autoconhecimento e autocuidado: o estudante deve conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se para cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.
Cuidar da saúde física e da saúde emocional, compreendendo e aceitando a diversidade humana e promovendo o autoconhecimento.
- Empatia e cooperação: o estudante deve exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazer-se respeitar e promover o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade, sem preconceitos de qualquer natureza.
Valorizar o diálogo e a cooperação como ferramentas para promover o respeito mútuo e os direitos humanos.
- Responsabilidade e cidadania: o estudante deve agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação para tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.
Fazer da ética, democracia e solidariedade princípios norteadores na tomada de decisões.