Texto 1As competências gerais e específicas da área de Matemática

Estabelecer diretrizes nacionais para a educação é uma preocupação do governo brasileiro desde a promulgação da constituição de 1988 com o artigo 210, que enuncia a fixação de conteúdos mínimos para o Ensino Fundamental “de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais” (BRASIL, 2018d).

Apesar de nortear os objetivos da Educação Básica, os PCN apontavam somente os objetivos mais gerais.

Com a elaboração e a aprovação, no final de 2017, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram estabelecidas mais detalhadamente as competências e as habilidades a serem desenvolvidas em cada ano do Ensino Fundamental.

Os princípios dos PCN se fundamentaram na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei Federal nº 9.394 de 20/12/96) e se propuseram a satisfazer o pressuposto da formulação de diretrizes norteadoras dos currículos e seus conteúdos mínimos.

PCN - O conceito de competência como o conhecimento mobilizado, operado e aplicado.

BNCC - competência para a BNCC é, ao ser confrontado por um problema, ter a capacidade de ativar e utilizar o conhecimento construído.

Os objetos de conhecimento são tratados ano a ano de tal forma que a progressão se dê naturalmente, por isso a mesma habilidade pode estar presente em diversos anos, porém com níveis de complexidade diferentes.

São compreendidos, no escopo da BNCC, duas modalidades de competência: as gerais e as específicas. As competências gerais dizem respeito a todos os componentes curriculares e devem ser consideradas por toda a Educação Básica. As competências específicas objetivam a definição do raciocínio, representação, comunicação e argumentação, fornecendo artifícios para que o aluno seja capaz de estabelecer conjecturas, formular e resolver problemas em diferentes contextos. Está inserido também no letramento matemático o entendimento de que os conhecimentos matemáticos auxiliam na compreensão do mundo, na nossa atuação na sociedade e na percepção do jogo intelectual no desenvolvimento do raciocínio lógico e crítico.

  • BNCC x PCN
    • Conhecimento x N/A
    • Pensamento científico, crítico e criativo x Pensamento lógico, crítico e criativo
    • Repertório cultural x Patrimônio cultural e identidade nacional
    • Comunicação x Comunicação
    • Cultura digital x Recursos tecnológicos
    • Trabalho e projeto de vida x Trabalho e consumo
    • Argumentação x N/A
    • Autoconhecimento e autocuidado x Autoconhecimento e autocuidado
    • Empatia e cooperação x Mediação de conflitos e tomada de decisão
    • Responsabilidade e cidadania x Cidadania
    • N/A x Meio ambiente

Visando garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades, as quais relacionam-se a diferentes objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

aug 2 2023 ∞
aug 2 2023 +