Texto 2Características e particularidades dos alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Os próprios alunos devem desenvolver novas formas de relação com o mundo, novos modos de ler, formular, testar e refutar hipóteses sobre os fenômenos e, posteriormente, elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Nessa fase dos anos iniciais do Ensino Fundamental, ocorre a afirmação da identidade dos alunos em relação ao coletivo, o reconhecimento de suas potencialidades e a disposição ao acolhimento e à valorização das diferenças influenciados pelos contextos familiar, social, cultural e digital.

Essa fase também é marcada pelo pensamento criativo, fazendo com que as memórias das crianças, a percepção de pertencimento a um grupo e sua interação com tecnologias representem fontes que estimulam a curiosidade e a formulação de perguntas. Outra faceta dos alunos dessa faixa etária é que apresentam mais desenvoltura e mais autonomia nos movimentos e deslocamentos, assim mais possibilidades de interações com o espaço quando comparados com os alunos da Educação Infantil.

A aprendizagem, no sentido de construção de conhecimento, nessa fase, parte do pressuposto que o ato de conhecer relaciona-se ao de dar significado, o que é muito diferente do uso dos signos. Significar um objeto de conhecimento é estabelecer relações entre o objeto e os demais conhecimentos do indivíduo.

Os alunos precisam ser auxiliados nesse processo de significação, assim necessitam plena conexão com seus esquemas de conhecimento para serem capazes de mobilizá-los originando diferentes reestruturações.

aug 2 2023 ∞
aug 3 2023 +