Texto 4O papel do professor de Matemática e da escola

A implantação da BNCC requer do professor um olhar mais apurado de modo a garantir que os alunos alcancem os objetivos propostos:

No Ensino Fundamental, essa área precisa garantir que os alunos relacionem observações empíricas do mundo real a representações (tabelas, figuras e esquemas) e associem essas representações a uma atividade matemática (conceitos e propriedades), fazendo induções e conjecturas. Assim, espera-se que eles desenvolvam a capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, aplicando conceitos, procedimentos e resultados para obter soluções e interpretá-las segundo os contextos das situações. (BRASIL, 2018a, p. 266).

Essa sequência indica que o professor, além de conhecer o conteúdo que será desenvolvido, também deve saber a utilização prevista para ele na habilidade que está em desenvolvimento.

Além da ruptura existem outros fatores que podem ter caráter de inibir ou impedir a progressão dos estudos:

  • fatores que dificultam a convivência cotidiana;
  • não levar em conta o contexto de vida do aluno e o ambiente no qual está inserido;
  • não considerar múltiplas possibilidades de aplicação de conteúdos;
  • e o não desenvolvimento de atividades práticas voltadas à investigação.

O professor deve procurar identificar, sistematicamente, esses e outros fatores que ele entenda que possam influenciar de maneira negativa o desenvolvimento das sequências e a progressão dos estudos e propor ações para inibi-los ou, preferencialmente, eliminá-los.

aug 3 2023 ∞
aug 3 2023 +