Texto 1Características gerais da Matemática

A relação do aluno com o estudo da Matemática repousa na dualidade entre quem ele é agora e quem ele pode vir a ser após adquirir conhecimentos matemáticos.

À medida que avançam nos anos iniciais, os estudantes tendem a pensar que na Matemática só existem respostas corretas ou erradas, ignorando seu viés criativo e interpretativo.

Os alunos precisam entender que todos podem ter sucesso no aprendizado desse componente curricular, basta que tenham estímulos positivos e metodologia adequada.

Assim, para o aprendizado da Matemática ter uma razão, para tornar-se importante e útil, o discente deve ser capaz de contextualizar os saberes matemáticos.

A BNCC apresenta as habilidades conforme uma estrutura. A cada habilidade é atribuído um código alfanumérico composto por: um par de letras (EF), que indica a etapa do ensino em que o aluno está (Ensino Fundamental), um par de números (de 01 a 09), que indica o ano a que se refere a habilidade, outro par de letras (MA, no caso de Matemática), que indica o componente curricular, e, por fim, outro par de números, que indica a numeração sequencial da habilidade, e não uma hierarquização das aprendizagens essenciais.

As planilhas eletrônicas, exploradas como veículo das aprendizagens essenciais, compõem o rol de recursos didáticos utilizados como ferramentas para despertar o interesse e contextualizar significativamente a aprendizagem matemática, aplicados em atividades de reflexão com contribuição da formalização e sistematização dos conceitos. A BNCC sugere, entre esses recursos, malhas quadriculadas, ábaco, jogos, calculadoras e softwares de geometria dinâmica.

O documento também destaca a importância em se adotar a história da Matemática como ferramenta para tornar cativante a aprendizagem, além de ajudar a compor um contexto que faça sentido para o aluno. Dessa forma, reafirmamos que o contexto dado não precisa, necessariamente, fazer parte do cotidiano do aluno.

aug 3 2023 ∞
aug 3 2023 +