user image

Ψ resumos da faculdade de psicologia

❀ indica que se trata de apenas uma parte de livro
☆ indica que se trata de um livro inteiro
♡ indica que se trata de um artigo
☺ indica que se trata de conteúdo audiovisual

bookmarks:
listography TERMS
GIVE A GIFT OF MEMORIES
Maphin books (512 Itens do Livro "A Vida é Bela" - Dominique Glocheux )
movies (Filmes 2023)
books (Meta de Leitura - 2024)
  • Escrito em 2004
  • É preciso entender o social como uma construção, com uma história própria, com práticas que variam de acordo com as características de cada coletividade humana, e está em constante transformação
  • Sociabilidade (busca da relação) ≠ social (relação, com todas as regras que isso implica)
  • Ibañez - o entendimento do senso comum do que é o social é ancorado em dois tipos de crença: 1. a existência de uma realidade tal como ela é, e 2. a possibilidade de se acessar essa realidade sem ser influenciado pela própria subjetividade
  • Método genealógico (Foucalt) - oposição á "pesquisa das origens" tradicional. É um método que busca contar a história de maneira a desnaturalizar os objetos e entender suas influências, ao invés de apenas encontrar uma identidade ou explicar a origem
  • O social como definido surge quando se torna necessário recorrer a modos de intervenção para cuidar de aspectos da sociedade que as relações informais não dão mais conta (ex: criação de asilos, hospícios, orfanatos)
  • Primeira configuração do social - é o primeiro rearranjo do tecido da sociedade (vide tópico anterior). É caracterizado pelo modelo social-assistencial, que se refere á criação de práticas com caráter protetor e integrador destinado a alguns segmentos da população carente. Para delimitar quem deve ou não ser assistido, costuma usar dois critérios: 1. o pertencimento áquela comunidade e 2. a incapacidade de trabalhar.
    • Segundo Castel, essa "gestão racional da indigência" surge no final do século XIII, quando a assistência era provida tanto pela Igreja quanto pela nobreza.
  • Segunda configuração do social - Lancelot diz que a partir da Revolução Francesa de 1848, os republicanos veêm-se confrontados com o dilema do liberalismo vs democracia. Um exemplo deste dilema seria se o Estado deveria ou não garantir emprego para todos. Isso causa uma fratura na sociedade, já que os operários e os intelectuais têm noções diferentes do que deveria constituir o direito.
    • A segunda revolução industrial muda a organização do trabalho e agrava as desigualdades. Com o aumento da pobreza, a gestão da indigência anterior já não dá conta de todos, e torna-se necessário instituir um sistema de regulações para promover a integração dos diferentes estratos da sociedade. Além de assistencialista, o social torna-se também um campo de estudo, focado em entender as multidões.
  • "Psicologia das Multidões" de Le Bon - publicada em 1895, dizia que as multidões eram irracionais e levariam a sociedade á crise, denunciando também a influência da sugestão e da hipnose sobre as massas.
aug 5 2019 ∞
aug 11 2019 +