Reflexões sobre o uso das redes sociais
ㅤㅤPrimeiro veio o incômodo, depois eu me dei conta dele, e aí quando me tornei consciente do que estava rolando, eu não pude ignorar, mas não sabia bem o que fazer pra diminuir os efeitos do uso das redes - o Instagram em especial. Eu havia feito um "detox" umas duas outras vezes, mas depois que a gente se envolve, fica difícil desvencilhar... Então eu fui assistir vídeos sobre o assunto; ansiedade causada pelas redes sociais, manipulação das redes sociais e relacionados. Aí pude expandir minha reflexão sobre a questão, fui destrinchando e conseguindo identificar o que e como estava me influenciando...
ㅤㅤFui identificando os gatilhos, sabe?
ㅤㅤOutra questão era o fato de termos a percepção que a vida e os fatos da vida só são validados se passam pelas redes. Eu acho que isso seja o centro do problema. Quando eu questionei isso e refleti sobre as questões acima, eu segui o meu instinto, fiz o que eu estava sentindo necessidade de fazer, que foi ficar um tempo (dias/semanas) sem acessar; depois senti de arquivar coisas no feed; de me retirar daqui... Agora eu venho e posto porque eu quero e não porque "preciso" como um reflexo natural, porque não é.
ㅤㅤAh, outra coisa que foi importante foi avaliar o conteúdo que eu estava consumindo, excesso de política, por exemplo. Tantas páginas e posts com notícias ruins o tempo todo... como eu entrava muito aqui, toda hora eu recebia uma porrada cognitiva, eu nem lia as paradas, mas registrava visualmente e sensações ruins me tomavam sem que eu pudesse evitar. Passei a pular e evitar ver posts excessivos de pessoas que sigo também e de compartilhar... Às vezes a gente só quer descansar a mente. Nem sempre quer protestar ou ver protesto, ainda mais quando são fragmentos sensacionalistas - digo isso com muitas ressalvas.
♡ por mine.jiyasmim, no Instagram.