ㅤㅤUm dos piores sintomas da ansiedade é a procrastinação. É aí que as pessoas dizem "mas ser ansioso não tem a ver com querer fazer as coisas logo?". E eu respondo: ERRADO, meu caro.
ㅤㅤQuando temos uma tarefa para realizar, entramos em estado de desconforto. O cérebro então assimila que precisa evitar essa tarefa até que consiga equilibrar de novo as emoções. O sentimento de procrastinar é inconsciente. É seu cérebro querendo que você evite situações que causam estresse.
ㅤㅤQuando vamos beber um remédio muito ruim, contamos até 3, damos pulinhos, abanamos o rosto. Estamos procrastinando colocar algo ruim na boca, mesmo que seja num curto prazo de tempo. Queremos estar preparados pra sentir o gosto ruim. Quando vamos entrar na água gelada, é um pé de casa vez. Vai e volta. Um braço. Vários pulos pra entrar. O cérebro tende a rejeitar o que causa desconforto e estresse. [...]
- 1. Estabeleça metas reais.
- Nós sabemos o que conseguimos fazer. Estabelecer metas além da nossa capacidade deixa a gente frustrado e daí procrastinamos mais.
- Ex.: Se eu quero limpar a casa, não posso estabelecer que vou limpar a casa num dia só. Eu jamais conseguiria fazer isso. Então, minha meta será: limpar o banheiro em 2 dias.
- 2. Estabeleça uma rotina para realização de uma tarefa.
- Às segundas-feiras, eu vou lavar o box. Então, eu coloco um alarme. No dia anterior, separo o que eu vou precisar e deixo no box.
- Ex.: No dia, acordo e me lembro que vou lavar o box porque é segunda-feira. Tiro 10 min para planejar a logística de lavar o box. Primeiro as prateleiras, depois as paredes e por fim o chão porque assim a sujeira só vai descendo e eu não tenho que lavar nada duas vezes.
- 3. Sempre celebre suas vitórias.
- Não existem vitórias pequenas demais. Importante que a celebração é DEPOIS do ocorrido. Assim, você não desenvolve apegos e vícios.
- Ex.: vou celebrar porque lavei o box como planejei. Coloco uma música que eu gosto, faço um lanche que me deixa feliz, brinco com as gatas.
♡ por Mariana Martinez, no Facebook.