- O impulso de ajudar a humanidade, presente em Prometeu, é próprio de Aquário. Prometeu redime a humanidade da escuridão da ignorância, ensinando as artes e as ciências. A perda do direito de usar o fogo simboliza a perda do direito à razão, ao conhecimento e à liberdade. Prometeu, como um perfeito aquariano, identifica-se com o seu grupo - a humanidade - e se preocupa com seu bem-estar e desenvolvimento,  ensinando-lhe  tudo que aprende com a deusa Atena. Ele se arrisca para dar aos homens o fogo criativo, mas, do ponto de vista dos deuses, ele comete um pecado. Muitas vezes, quando o ser humano faz qualquer esforço rumo à elevação da consciência, ele também sente que está cometendo um pecado; que está entrando no território dos deuses. 
 
    - No livro do Gênesis, Deus proíbe ao homem comer do fruto da árvore do conhecimento. Parece haver relação entre a figura de Zeus, ciumento das aquisições humanas, e o Deus bíblico, que também proíbe o acesso do homem ao conhecimento do Bem e do Mal. Pode ser que o preço a ser pago pelo homem, como em Prometeu, seja muito grande, talvez seja a dor da solidão, do isolamento que parece atingir aqueles que já não são mais como os outros homens, mas também não são como os deuses. Eles habitam um mundo à parte. Todos os campos de atividade tipicamente aquarianos, como a ciência, invenção, assistência social, psicologia, até a Astrologia, são acompanhados pela solidão. Parece ser o preço pago por ofender aos deuses. 
 
    - Fraternidade é nos sentirmos filhos de um mesmo Pai. Mas esse sentimento só  existe quando há AMOR. O Sol é a mais alta expressão do Amor: - Amor Desprendimento, Amor Doação, Amor Vida. O Sol brilha sobre  bons e  maus, justos e  injustos, e a ninguém se nega; pois Amor que se guarda, que não se derrama, não é Amor, é egoísmo. 
 
    - Quando a consciência de ser separado (EGO) se transforma na consciência de pertencer a algo maior do que nós mesmos (SELF), isso é Individuação: não nos identificamos mais com aquilo que nos separa do outros, com as nossas particularidades, mas sim com o que é essencial em nós, livre d__a máscara da personalidade, que é nossa humanidade__. A diversidade brota da consciência da unidade. Universo é o verso d’Aquele que é Uno. Eu e o Pai somos um. Quem é um com o Todo, é tudo! 
 
  
  “Torna-te aquilo que é por natureza”  (Píndaro)
  
    - A trajetória humana é uma jornada em busca da consciência. Adquirir consciência é mais ou menos como ser uma célula do nosso corpo que sabe que é uma célula de pele ou de fígado, mas que, acima de tudo, é parte desse corpo. 
 
  
  ~
  
            feb 27 2015 ∞
 feb 27 2015 +