- apolo
- "__Embora tenha tido inúmeros amores, foi infeliz nesse terreno__, mas teve vários filhos. Foi representado inúmeras vezes desde a Antiguidade até o presente, geralmente como um __homem jovem, nu e imberbe, no auge de seu vigor.__"
- "Como devo te cantar, tu que por tudo que és mereces o louvor?" Hino homérico
-
- eros
- hesíodo, "Além de o descrever como sendo muito belo e irresistível, levando a ignorar o bom senso, atribui-lhe também um papel unificador e coordenador dos elementos, contribuindo para a passagem do caos ao cosmos."
- platão, "É sempre pobre não é de maneira alguma delicado e belo como geralmente se crê; mas sujo, hirsuto, descalço, sem teto. Deita-se sempre por terra e não possui nada para cobrir-se, descansa dormindo ao ar livre sob as estrelas, nos caminhos e junto às portas. Enfim, mostra claramente a natureza da sua mãe, andando sempre acompanhado da pobreza. Ao invés, da parte do pai, Eros está sempre à espreita dos belos de corpo e de alma, com sagazes ardis. É corajoso, audaz e constante. Eros é um caçador temível, astucioso, sempre armando intrigas. Gosta de invenções e é cheio de expediente para consegui-las. É filósofo o tempo todo, encantador poderoso, fazedor de filtros, sofista. Sua natureza não é nem mortal nem imortal; no mesmo dia, em um momento, quando tudo lhe sucede bem, floresce bem vivo e, no momento seguinte, morre; mas depois retorna à vida, graças à natureza paterna. Mas tudo o que consegue pouco a pouco sempre lhe foge das mãos. Em suma, Eros nunca é totalmente pobre nem totalmente rico." porque nasceu da riqueza e pobreza: amor; nem mortal, nem imortal, pois surge e desaparece - filho que é da falta e da abundância - heranças da mãe e do pai.
- o amor se diverte com todas as pessoas de que ele domina, pois o amor é cego, e avassalador.
wikipedia
mar 30 2015 ∞
mar 30 2015 +