- Tratado de Verdun: Divisão do império de Lotário (um dos filhos de Luís, o Piedoso, e neto de Carlos Magno) entre seus irmãos Carlos, o Calvo - que ficou com a Frância ocidental - e Luís, o Germano - que ficou com a Frância oriental - e o Lotário lá no meio.
- A Igreja não teve que dividir nenhum dos territórios que detinha. Essa unidade garantiu uma acúmulo de poder.
- O Tratado só foi firmado em 843 após uma batalha armada entre os bro e o Lotário, que, fugindo, tentara restabelecer a paz.
- Tratado de Lisboa: Aliança entre Portugal e Espanha, em que Portugal se compromete a apoiar o rei Filipe V na futura Guerra de Sucessão Espanhola.
- O Tratado foi firmado em 1701 e rompido em 1703, quando o rei Pedro II virou a casaca.
- Tratado de Methuem: Isenção de impostos dos produtos trocados comercialmente entre Portugal e Inglaterra - principalmente o vinho português e a manufatura inglesa.
- A indústria portuguesa foi enfraquecida. Não tinha tanta tecnologia quanto a concorrente.
- Desequilíbrio comercial. Dependência de Portugal, que não conseguia compensar os produtos. Lembra dos minérios brasileiros indo pra Inglaterra, como pagamento posterior?
- Firmado em 1703, só foi revogado em 1836.
- Tratado de União: Inglaterra e Escócia, se amando loucamente, decretam a criação da Grã-Bretanha, em 1706.
- Tratado de Utrecht: Divisão dos territórios internacionais da França e Espanha - perdedores da Guerra de Sucessão - para os anglo-holandeses - vencedores.
- O Norte do Brasil abaixo do Rio Iapoque era de Portugal. A Colônia de Sacramento, na Argentina, também.
- Felipe V abriu mão do trono francês, sendo 'só' rei da Espanha mesmo.
- Firmado em 1713 com o fim da Guerra de Sucessão Espanhola.
- [ Tratado de Rastatt: Complemento ao Tratado de Utrecht, puro amor entre França e Áustria em 1714.]
- Tratado de Kyakhta: Divisão das fronteiras do Império Russo e da China.
- Caravanas comerciais firmadas.
- Firmado em 1727, após três anos de bla, bla, bla.
- Tratado de Aquisgrão: Organização das terras entre os participantes da Guerra de Sucessão Austríaca.
- Maria Teresa conseguiu umas terras para o Sacro Império Romano, outras foram pras demais nações oportunistas.
- Firmado em 1748.
- Tratado de Paris: Troca-troca das colônias dos países após a Guerra dos Sete Anos, em 1763.
- Inglaterra → Ganha o Canadá da França;
- França → recuperação das colônias na Índia e direito sobre a pesca da Terra Nova;
- Espanha → Ganha a Lousiana da França e troca a Flórida (✄) por Havana (♥)
- Tratado de Küçük-Kainarji: Declaração da Crimeia como Estado independente (com a titia Rússia gargalhando por trás, é claro) e reparações de guerra pra Rússia por parte do Império Otomano que perdeu a Guerra Russo-Turca, como ceder dois portos que dão acesso ao Mar Negro pro #teamvodka.
- É uma das demonstrações no passado da influência da Rússia sobre a Crimeia.
- O tratado foi firmado em 1774.
- Tratado de Santo Ildefonso: Inglaterra e França ajuda Espanha e Portugal a chegar a uma resolução a questão Sacramento definitivamente: enquanto dona Maria I (P) é soberana na margem esquerda do Rio da Prata, Sacramento é de Carlos III (E).
- O tratado foi firmado em 1777.
- Tratado de Paris: Inglaterra dá fim a Guerra de Independência estadunidente e oficializa a independência dos Estados Unidos da América.
- É assinado em Setembro de 1783, 7 anos após a Declaração de Independência em 4 de Julho de 1776.
- Tratado de Jassy: Põe fim a mais uma Guerra Russo-turca, em 1792. O Império Russo é vitorioso de novo e confirma seu domínio sobre o Mar Negro.
- Paz de Basileia: 3 tratados firmados pela França pós-revolução com países da Primeira Coligação no ano de 1795.
- Prússia (abril) → Cede as margens do Rio Reno.
- Espanha (julho) → Territórios anteriormente invadidos pelos franceses são devolvidos. É um precursor do futuro Segundo Tratado de Santo Ildefonso entre os dois países, contra a Inglaterra.
- Tratado de Madrid (II): Restabelece as intenções de amizade entre EUA e Espanha, enquanto define as fronteiras entre a recém-nação e as colônias espanholas. ♥
- O Tratado foi firmado em 1795.
- Tratado de Leoben: Napoleão ditou territórios de domínio austríaco após vencer a Guerra da Primeira Coligação em 1797.
- Tratado de Tolentino: Imposto por Napoleão Bonaparte durante as Campanha Italiana, entre outras coisas, aumentava a indenização de guerra devida a França e a permissão de invasão de edifícios etc. por parte dos franceses para o roubo de obras.
- Foi assinado pelo Papa Pio VI em 1797, que só ficou ainda mais bolado sangue nozóio com o Napoleão.
-
- Concordata de 1801: Napoleão Bonaparte voltava a ser amorzinho <3 com a Igreja Católica. Por ele, o Estado arca com as despesas do Clero, volta a usar o calendário gregoriano ao invés do calendário republicano e o Catolicismo é "a religião da maioria dos franceses" (não é a oficial, olha o tanto de protestante aqui, tio).
- Tratado de Badajoz: Portugal todo ameaçado pelas tropas francesas e pela Espanha na Guerra das Laranjas, aceita em 1801 fechar os portos para a Grã-Bretanha.
- É cancelado em 1807 por João VI quando a França invadiu Portugal, que tinha se recusado a cumprir o Bloqueio Continental.
- Tratado de Madrid (III): Restinho do Tratado de Badajoz, mais uma indenização à França e a doação de uma área pra eles ao norte do Amapá (bonjour, Guiana Francesa!) em 1801.
- Tratado de Aliança e Amizade: Em 1810 a Inglaterra exige de Portugal o fim do tráfico negreiro.
- Tratado de Comércio e Navegação: Descontinho no tributo sobre as mercadorias inglesas nos portos portugueses pelo mundo.
aug 6 2015 ∞
dec 30 2015 +