|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
As Nuvens de Juan José Saer
- Não o faço com veleidade de historiador por que não tenho nenhuma fé na história (...) O que percebemos como verdadeiro do passado não é a história, mas nosso próprio presente, que se projeta e olha para si mesmo no exterior."
- O instante respeitado amigo, é morte, só morte. O sexo, o vinho e a filosofia, ao arrancar-nos do instante, preservam-nos, provisórios da morte"
- (...) Diferentemente do que os homens haviam produzido, não havia hierarquia na natureza, e que em cada fenômeno natural estava implícitas as leis que regem o universo inteiro (...) À medida que o conhecimento ia se ampliando também se ampliava o lado escuro das coisas.
- "Como Deus não existe, cabe a nós homens corrigir as imperfeições do mundo. Como eu teria gostado de deixar essa tarefa para ele - afinal de contas se ele existisse, o mal seria responsabilidade sua."
- (...) Como se sabe a loucura, quando não provoca o riso, costuma gerar constrangimento e antes de mais nada o espanto.
- O que acontecia, na verdade, era o que acontece em todas as revoluções, ou seja, que entre os dirigentes um pequeno grupo, que sempre acaba perdendo, se compõe de revolucionários convictos, enquanto o resto se compõe, de um lado, de homens influentes do governo anterior que mudam durante o processo, e de outro, de indivíduos que não estão nem com uns nem com outros e que se limitam a tirar proveito das circunstâncias inesperadas que os levaram ao poder.
- O duelo é a única opção que autorizava uma remota esperança de sairmos vivos da aventura
- Nada estimula mais o desvario do que enfrentar uma situação para a qual não se estava preparado
- Não ha nada tão contagioso quanto o delírio
- Naquela cidade eu soube pela primeira vez, por ter voltado a ela depois de muitos anos, que a parte do mundo que perdura nos lugares e nas coisas que deixamos para trás não nos pertence, e que o que chamamos abusivamente o passado não passa do presente colorido mas imaterial de nossas recordações
- Eu gostava um pouco mais de mim do que no inicio da viagem, e o mundo, contra toda razao, naquele dia me pareceu benévolo.