|
bookmarks:
|
main | ongoing | archive | private |
//ordem é preciso ordem pro caos existir. é preciso espaço para organizar a bagunça em algo que faça sentido. eu já disse e repito: a criatividade é a arte de tornar o caos bonito. mas beleza sem ordem não existe. assim como um cérebro melhor criativo demanda certa estrutura para reorganizar o seu repertório em algo novo. para a sabrina do futuro (e a você, se te servir) deixo uma listinha das melhores práticas que eu conheço para trazer ordem à nossa vida. não, o caos não nasce do caos. não, ninguém é ordenado o tempo inteiro. mas como disse lao tzé há milhares de anos atrás: "Não há que derramar água em um vaso cheio." às vezes a gente quer se encher, mas não quer se esvaziar primeiro. isso não é vida criativa, é acúmulo. alerta de spoiler: apenas um deles é bonito como você quer.
//2702: contagem regressiva pro meu aniversário e vai faltar é rolinho de câmera para resumir o tanto que foi ter 24. mas vamos começar pelas pessoas. eu tô sempre em um lugar diferente do mundão no meu aniversário, nunca fiz uma festona e reunir todo mundo é um daqueles sonhos quase impossíveis. mas eu tenho a sorte de ter gente que me faz sentir como se todo dia fosse meu aniversário, então a gente passa os outros 364 dias comemorando sempre que se vê. eis as comemorações desse último ciclo. preparem-se, xuxus. já tô pronta pras próximas!
//terapia: a opinião mais polêmica que eu tenho sobre o trabalho criativo já me poupou uma caralhada de dinheiro. não é uma verdade absoluta, mas é a minha verdade - e é a única coisa que eu respondo quando uma nova deusa chega me perguntando "Sa, qual é o melhor investimento que uma profissional criatégica pode fazer?". Não é faculdade. Não é curso online. Não é mentoria. É TERAPIA. Com ela, tudo o que você aprender no gratuito (e, sim, dá pra aprender tudo no gratuito) será aproveitado, porque você terá uma mente forte para tal. Do contrário, você vai virar um Celta com um motor de Ferrari: todo o conhecimento adquirido nos modelos pagos vai virar pó porque seus comportamentos, seus padrões inconscientes, suas autossabotagens o transformarão em pó. E não é pira minha: você com certeza conhece muita gente estudada e talentosa, mais paralisada que as pedras de Medusa. Pode perguntar pras deusas mentoras: o maior trabalho com as clientes é sempre mentalidade. Porque em geral nós já sabemos o que precisamos saber - o básico bem-feito funciona. Para quem trabalha com a mente, o terapeuta é tal qual o técnico de um atleta olímpico - essencial para a sua ferramenta (no caso, o seu cabeção). O melhor dos casos é ter tudo, sim - terapia, faculdade, curso, mentoria e o que mais você quiser. Mas escolhas precisam ser feitas, principalmente no começo. Pelamor, para de ficar colocando gasolina power-plus-premium achando que isso vai te fazer ganhar a F1 com teu Celtinha, cabeçuda. Investe logo pra construir o diacho desse poçante. Tu é um carrão 👌
//idiotas: eu já aceitei que ser melhor criativa também passa por aprender coisas bobas que eu sempre achei curiosas. não vou ganhar um Oscar por elas, nem ter um patrimônio acumulado de sei lá quantos milhões só porque sei essas coisas. mas como boa cdf que sou, lembro que saber às vezes é a (única) parte divertida do saber. e só. você já sabe código morse? ou fazer um ponto cruz? ou cantar uma música em árabe? daqui em diante, eu tenho uma resposta pomposa na ponta da língua. (talvez eu desaprenda daqui um mês, deusa? com certeza. mas o que vale é a intenção e a arrogância 🙃)
//sabrinas: ser introvertida é ter umas mil personalidades dentro de você que ninguém conhece 100% - cada um recebe a que merece no momento. esse rolinho é pra celebrar 0,0001% das minhas. Já chequei aqui e foi confirmado: todas elas só usam preto e vermelho, pedem suquin de manga, detestam trânsito e estão sempre abertas para um segundo café da manhã 🤤
//linguagem de amor: quem acertar minha linguagem de amor ganha um suquin de manga da próxima vez que sair comigo. (trocável por uma cerveja pra quem não sabe curtir o melhor da vida 😂)
//negócios: Deus, afasta de mim essa vontade de abrir uns 5 negócios novos por mês. (Da série: orações de quem trabalha construindo marcas e todo dia se apaixona pelos próprios projetos. É narcisismo criativo que chama, né) Um punhado dos últimos trabalhos espalhados pelo mundão pra vocês verem que eu não tô ficando obcecada à toa - e que entre postar foto bonita no feed, ensinar algo todo dia nos reels e tagarelar com vocês nos stories, eu também trabalho no off. ora, ora, quem diria, temos uma sherlocka holmes (e boletos).
//hoje: por aqui hoje é dia de fracassar com entusiasmo, e aí?
105/100