ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... os hiatos
- as vogais i ou u seguidas ou não de s, avocam o acento gráfico quando formam hiato com a vogal anterior. ex.: saída. hiato: grupo de duas vogais contíguas que pertencem a sílabas diferentes. ex.: frio.
- após a reforma ortográfica, o acento agudo desapareceu apenas nas situações em que as vogais i e u foram hiato com um ditongo decrescente anterior, desde que se trate de paroxítonas. ex.: feiura. hiato iu + anterior ditongo decrescente ei + palavra paroxítona, que é aquela que tem a penúltima sílaba como sílaba tônica.
- a acentuação dos hiatos não sofreu grande modificação com o acordo, exceto no caso de: palavras paroxítonas contendo ditongos decrescentes anteriores ao próprio hiato.
- mantém-se o acento gráfico:
- diante da presença de um anterior ditongo crescente. ex.: guaíra.
- diante da presença de oxítonas, que são palavras cuja sílaba tônica é a última. ex.: piauí.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... os ditongos abertos nas paroxítonas
- os ditongos abertos éu, éi, ói, sempre foram acentuados em qualquer vocábulo, mas após o acordo monossílabos e oxítonos mantiveram o acento, enquanto que os paroxítonos perderam o acento. ex.: ideia, paranoico, coreia, heroico. exceção: méier e destróier.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... o trema
- com o acordo, o trema desapareceu, mas permaneceu nos nomes próprios de origem estrangeira. ex.: bündchen.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... os verbos arguir e averiguar
- após o acordo o verbo arguir perdeu o aceito no u, assim: ele argui, tu arguis, eles arguem, que ele averigue, que eles averiguem, que ele oblique.
- para o verbo averiguar, o acordo trouxe uma dupla possibilidade de acentuação no presente do subjuntivo, criando o contexto de dupla prosódia: que ele averigue ou averígue, que eles averiguem ou averíguem.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... paroxítonas com formação em hiato do grupo oo
- após o acordo: voo, enjoo, abençoo, coroo, ressoo, abotoo.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... certas flexões dos verbos crer, dar, ler, ver
- o acordo determinou a supressão do acento circunflexo nas formas verbais dissílabas com hiatos terminadas por êem. assim: creem, deem, leem, veem, descreem, releem.
- o verbo prover, nas acepções de suprir, abastecer e dar provimento a algo, no sentido jurídico, avoca a mesma regra, ficando proveem e desproveem.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ ... o acento diferencial
- após o acordo só existe para, sem acento.
- após o acordo só existe pelo, sem acento.
- após o acordo só existe polo, sem acento.
- ainda existe pôr e por.
- ainda existe pôde e pode.
- ainda existe têm e tem.
- ainda existe contém e contêm.
- ainda existe retém e retêm.
- ainda existe vem e vêm.
- ainda existe convém e convêm.
- ainda existe intervém e intervêm.