- amelia earhart, eua, 1897 ┊ pioneira na aviação norte-americana, autora e defensora dos direitos das mulheres. coletou diversos recordes, dentre eles o recorde mundial de altitude feminino (14.000 pés) em 1922, recorde de velocidade de 100km em 1931, primeira mulher a voar num autogiro em 1931, primeira mulher a voar solo sobre o atlântico em 1932, primeira pessoa a voar solo através do pacífico em 1935, etc.
- anne brontë, inglaterra, 17 de janeiro de 1820 ┊ foi uma poetisa e romancista, a mais jovem da família brontë. aos 19 anos, anne deixou sua terra natal, hatworth, e trabalhou como governanta entre 1839 e 1845. depois de deixar este emprego, começou a cumprir o seu desejo de se tornar escritora. em 1846, publicou um volume de poesia com as suas irmãs e, no ano seguinte, publicou o romance agnes grey, baseado nas suas próprias experiências como governanta. o seu segundo e último romance, the tenant of wildfell hall, considerado um dos primeiros romances feministas, foi publicado em 1848. ambos os seus romances foram publicados sob o pseudónimo masculino acton bell.
- audrey hepburn, bélgica, 1929 ┊ premiada atriz e humanitária, foi um ícone dos anos 50, tida como o rosto mais belo do cinema. em parte por causa de suas experiências durante a guerra quando jovem, hepburn se voltou para ações humanitárias anos mais tarde. a estrela era embaixadora da boa vontade da UNICEF e recebeu o prêmio humanitário jean hersholt.
- charlotte brontë, inglaterra, 21 de abril de 1816 ┊ foi uma escritora e poetisa inglesa, a mais velha das três irmãs brontë que chegaram à idade adulta e cujos romances são dos mais conhecidos da literatura inglesa. escreveu o seu romance mais conhecido, jane eyre, com o pseudônimo currer bell.
- dandara, brasil ┊ guerreira negra do período colonial brasileiro, era esposa de zumbi dos palmares, o último líder do quilombo dos palmares, e lutava ativamente nas batalhas geradas por ataques ao quilombo. além de participar dos embates físicos, ajudava na elaboração de estratégias para a resistência do quilombo. dandara se suicidou em 6 de fevereiro de 1694, pois preferiu a morte a voltar a ser escrava.
- diana frances spencer ou lady diana, inglaterra, 1 de julho de 1961 ┊ aristocrata, filantropa e primeira esposa de carlos, príncipe de gales. foi um ícone da moda, ideal de beleza e elegância feminina, admirada por seu trabalho de caridade, tanto antes como depois de seu divórcio. ela foi madrinha de mais de cem instituições sociais e organizações de caridade e ajudava especialmente campanhas contra minas terrestres e combate à AIDS. foi presidente de dois hospitais localizados em londres, ambos especializados no tratamento de câncer. por seus trabalhos filantrópicos, diana recebeu diversos prêmios, entre eles o nobel da paz, por sua participação na campanha internacional para a eliminação de minas.
- elizabeth blackwell, eua, 3 de fevereiro de 1821 ┊ foi a primeira mulher a se formar e exercer a medicina nos estados unidos. pioneira em promover a entrada de mais mulheres na medicina no país, foi também uma reformista e abolicionista. sua irmã, emily, foi a terceira mulher a se formar em medicina nos eua.
- emily jane brontë, inglaterra, 30 de julho de 1818 ┊ foi uma escritora e poetisa, autora do romance o morro dos ventos uivantes, hoje considerado um clássico da literatura mundial. era a segunda irmã mais velha das três sobreviventes irmãs brontë e escrevia sob o pseudônimo masculino ellis bell. é, das três irmãs, a de que menos se têm informações, tendo vivido reclusa e introvertida. charlotte brontë, no seu prólogo para a edição de wuthering heights de 1850, falou da relação da irmã com as pessoas: "embora seus sentimentos pelos que a cercavam fossem benevolentes, relações com eles ela nunca procurou, nem, com poucas exceções, as experimentou. e mesmo assim ela os conhecia: sabia seus costumes, sua linguagem, a história de suas famílias; podia ouvir sobre eles com interesse, e falar deles com detalhes (...); porém, com eles, raramente trocou uma palavra".
- emmeline pankhurst, inglaterra, 15 de julho de 1858 ┊ foi uma das fundadoras do movimento britânico do sufragismo.
- florence nightingale, itália, 12 de maio de 1960 ┊ enfermeira, estatística, reformadora social e escritora que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos de guerra, durante a guerra da crimeia. ela é considerada a fundação da enfermagem moderna, sendo pioneira na utilização do modelo biomédico, baseando-se na medicina praticada pelos médicos. também contribuiu no campo da estatística, sendo pioneira na utilização de métodos de representação visual de informações, como por exemplo gráfico setorial (habitualmente conhecido como gráfico do tipo "pizza").
- frida kahlo, 6 de julho de 1907 ┊ pintora mexicana, superou um acidente que a deixou imobilizada por anos para se tornar uma das maiores pintoras de seu país. seu trabalho tem sido celebrado internacionalmente como emblemático das tradições nacionais e indígenas mexicanas e pelo movimento feminista, pelo que é visto como uma descrição intransigente da experiência e forma feminina.
- greta ernman thunberg, suécia, 3 de janeiro de 2003 ┊ é uma ativista ambiental conhecida por ter protestado fora do prédio do parlamento sueco, e por ser a líder do movimento Greve das Escolas Pelo Clima. em agosto de 2018, greta ausentava-se das aulas para protestar, próxima ao parlamento sueco, exigindo por mais ações para mitigar as mudanças climáticas por parte dos políticos de seu país. eventualmente, estudantes de outras comunidades se organizaram para protestos semelhantes. foi diagnosticada com síndrome de asperger, TDAH, transtorno obsessivo-compulsivo e mutismo seletivo. embora reconheça algumas dificuldades por causa de seu diagnóstico, thunberg diz que dependendo das circunstâncias, "ser diferente é um superpoder". também é vegetariana e ativista pelo direito dos animais.
- halle berry, eua, 14 de agosto de 1966 ┊ primeira atriz afro-americana a ganhar um oscar.
- irena sendler, polónia, 15 de fevereiro de 1910 ┊ conhecida como "o anjo do gueto de varsóvia", foi uma ativista dos direitos humanos durante a segunda guerra mundial, tendo contribuído para salvar mais de 2.500 vidas ao conseguir que várias famílias escondessem filhos de judeus em suas casas e ao levar alimentos, roupas e medicamentos às pessoas confinadas ao gueto, com risco da própria vida.
- jane austen, inglaterra, 16 de dezembro de 1775 ┊ foi uma proeminente escritora inglesa. a ironia que utilizou para descrever as personagens de seus romances a coloca entre os clássicos, haja vista sua aceitação, inclusive na atualidade, sendo constantemente objeto de estudo acadêmico, e alcançando um público bastante amplo.
- josephine baker, eua, 3 de junho de 1906 ┊ é considerada a primeira grande estrela afro-americana das artes cênicas.
- mae jemison, eua, 1956 ┊ primeira astronauta afro-americana a ir para o espaço.
- malala yousafzai, paquistão, 1997 ┊ aos 15 anos, a jovem, que defendia publicamente o direito à educação para as meninas, foi baleada na cabeça por membros do talibã, movimento fundamentalista islâmico. após sobreviver ao ataque, malala se mudou para o Reino Unido, onde vive com a sua família desde então, e continua lutando pelos direitos de todos à educação. foi a pessoa mais jovem do mundo a receber o prêmio nobel da paz.
- maria da penha, brasil, 1 de fevereiro de 1945 ┊ foi vítima de uma dupla tentativa de feminicídio em 1983: primeiro, o colombiano marco antônio, seu marido na época, disparou um tiro em suas costas enquanto ela dormia que lhe causou paraplegia. quatro meses depois, quando maria da penha voltou para casa – após duas cirurgias, internações e tratamentos –, ele a manteve em cárcere privado durante 15 dias e tentou eletrocutá-la durante o banho. cientes da grave situação, a família e os amigos de maria da penha conseguiram dar apoio jurídico a ela e providenciaram a sua saída de casa sem que isso pudesse configurar abandono de lar; assim, não haveria o risco de perder a guarda de suas filhas. o primeiro julgamento de seu ex-marido aconteceu somente em 1991, oito anos após o crime. o agressor foi sentenciado à 15 anos de prisão, mas, devido a recursos solicitados pela defesa, saiu do fórum em liberdade. mesmo fragilizada, maria da penha continuou a lutar por justiça. o segundo julgamento só foi realizado em 1996, no qual o seu ex-marido foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão. contudo, sob a alegação de irregularidades processuais por parte dos advogados de defesa, mais uma vez a sentença não foi cumprida. então, em 2001, o Estado foi responsabilizado por negligência, omissão e tolerância em relação à violência doméstica praticada contra as mulheres brasileiras. conforme se verificou, era preciso tratar o caso de maria da penha como uma violência contra a mulher em razão do seu gênero, ou seja, o fato de ser mulher reforça não só o padrão recorrente desse tipo de violência mas também acentua a impunidade dos agressores. assim, em 7 de agosto de 2006, o então presidente lula sancionou a lei n. 11.340, ou lei maria da penha. o estado do ceará pagou a ela uma indenização e o governo federal batizou a lei com o seu nome como reconhecimento de sua luta contra as violações dos direitos humanos das mulheres.
- maria mitchell, eua, 1 de agosto de 1818 ┊ foi a primeira mulher astrônoma profissional dos estados unidos. teve reconhecimento internacional com a descoberta através de um telescópio o "cometa da senhorita mitchell" (Cometa 1847 VI, cujo nome oficial é C/1847 T1) em outono de 1847. mitchell ganhou uma medalha de ouro por sua descoberta do rei frederico VI, da dinamarca, pela descoberta.
- marie curie, polônia, 7 de novembro de 1867 ┊ cientista e física que conduziu pesquisas pioneiras em todo o mundo sobre radioatividade (termo que ela mesmo cunhou), além de ter descoberto dois elementos químicos, o polônio e o rádio. foi a primeira mulher a ser laureada com um prêmio nobel e a primeira e única mulher a ganhar o prêmio duas vezes. curie também foi a primeira mulher a ser admitida professora na universidade de paris.
- michelle obama, eua, 17 de janeiro de 1964 ┊ advogada e escritora, além de ter sido a primeira mulher afro-americana a ocupar o posto de primeira-dama.
- rosa parks, eua, 4 de fevereiro de 1913 ┊ ativista negra símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos eua. ficou famosa em 1º de dezembro de 1955, por ter-se recusado frontalmente a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim do movimento que foi denominado boicote aos ônibus de montgomery e posteriormente viria a marcar o início da luta antissegregacionista.
- virginia woolf, inglaterra, 25 de janeiro de 1882 ┊ foi uma escritora, ensaísta e editora de extrema importância para o movimento feminista.
oct 9 2019 ∞
mar 25 2024 +