- Não desperdice esforços comparando-se aos outros. Não diga a si mesmo que você deve ser como eles. Isso é simplesmente um reforço negativo, que só vai fazer você se sentir diferente, e, em casos extremos, até mesmo inferior. Cada pessoa é diferente uma da outra e ser tímido não te faz ser pior ou melhor do que ninguém.
- Seja acessível. Você abordaria alguém com uma expressão azeda em seu rosto, ou sentado com a cabeça abaixada? É provável que não. Olhar para seus sapatos não o levará a lugar nenhum — há sempre o risco de dar às pessoas a impressão de que está travado. Tente um pequeno sorriso confiante e olhe a pessoa nos olhos. Simule o sorriso até que ele se torne natural.
- Pratique a arte da conversa. Pode parecer estranho - fique na frente de um espelho ou feche os olhos; imagine a si mesmo falando com alguém.
- Não tente acelerar o progresso na tentativa de fazer algo muito assustador ou difícil, isso depende do seu nível pessoal de timidez. Assim que se acostumar com algo, você pode dar o próximo passo.
- Conhecer pessoas é um bom começo para contrariar esta tendência, pois se nunca nos aproximarmos de ninguém, então ficaremos isolados do que gira à nossa volta.
- Não temos que nos aproximar de alguém se não quisermos nem de grandes multidões, uma vez que podem deixar-nos nervosos, mas temos que fazer um pequeno esforço para ir falando aos pouco com pessoas.
- Para facilitar um pouco, o melhor é tentar primeiro falar com pessoas que conhece bem em vez de estranhos. Colegas de trabalho, seus familiares ou pessoas que veja todos os dias e se sinta mais à vontade é um bom começo.
- Mantenha o foco de atenção para o exterior, e não para o seu interior. Este é um dos aspectos mais importantes da timidez e da fobia social. A maior parte dos introvertidos não faz isso de propósito, mas frequentemente, a atenção é voltada para eles de forma consistente quando ocorre uma conversa. Essa atitude gera um círculo vicioso. Ao invés de perceber e se culpar por estar sendo tímido ou por ter dito algo embaraçoso, tente assumir uma postura mais leve e descompromissada e a maioria das pessoas vai sentir empatia ao se conectar com você – isso é mais fácil do que você imagina! Sempre mostre interesse em outras pessoas e/ou nas imediações. Você pode sentir como se todo mundo estivesse prestando atenção, mas em geral, as pessoas não estão a julgar você. A sua percepção distorcida é a culpada desta situação. Os outros estão ocupados fazendo suas próprias coisas e falando de coisas totalmente não relacionadas; eles não estão focados em você.
- Seja sincero ao elogiar as pessoas. Não precisa exagerar. Algumas das conversas mais agradáveis começam com um simples "Gostei da sua camisa. Onde você a comprou?"
- Mude seu visual tímido. Você pode simplesmente deixar sua expressão mais leve e amigável. Deixe que as pessoas saibam que não há problema em se aproximar de você.
jul 15 2014 ∞
jul 15 2014 +