- alumbramento: experiências que passamos e que parecem não ser 'deste mundo'. momentos únicos, impregnados de algo maravilhoso que, de repente, nos toca e encanta.
- anagapesis: já não sentir qualquer afeição por alguém que você amou uma vez.
- eatarse: termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal. utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.
- efêmero: algo que dura pouco tempo, podendo ser agradável ou desagradável, mas geralmente deixa uma sensação de bem estar.
- enternecer: tornar-se terno; fazer com que fique amoroso; suavizar-se.
- epifania: “pensamento iluminado”, tido como uma inspiração divinal que surge em momentos de impasse e complexidade, solucionando as frustrações e dúvidas sobre determinada angústia."
- flechazo: o amor à primeira vista: em espanhol o amor que floresce de repente se expressa em uma palavra: flechazo. quando vemos uma pessoa pela primeira vez e entendemos que a desejaríamos por toda a vida"
- mangata: essa palavra descreve aquele caminho de luz que a lua cria com seu reflexo sobre a água do mar.
- merak: merak é uma palavra em língua sérvia que indica um sentimento de profundo amor para o universo, que vem da capacidade de apreciar as pequenas coisas como a proximidade das pessoas que amamos.
- mizpá: vínculo emocional entre pessoas que estão separados fisicamente ou pela morte.
- natsukashii: um sentimento nostálgico de falta do passado, com alegria pela lembrança, mas tristeza pelo tempo que não volta mais.
- oodal: um grande amor disfarçado de raiva, em suma, que pode ser usado para encontrar-se com mais alegria quando a paz for refeita.
- resiliência: resiliência é a capacidade de uma pessoa lidar com seus próprios problemas, vencer obstáculos e não ceder à pressão, seja qual for a situação.
- retrouvailles: a palavra francesa retrouvailles expressa o sentimento de alegria que sentimos quando finalmente encontramos a pessoa que amamos, após uma longa separação.
- sfogarsi: aliviar ou dar vazão a seus sentimentos. abrir o coração.
- sublime: excepcional. um sentimento elevado ao limite, uma sensação plena de felicidade ou de constatação. o primeiro beijo entre duas pessoas destinadas a viverem juntas para sempre é um momento sublime.
- tertúlia: ato de conviver com os amigos enquanto se fala de assuntos banais ou eruditos.
- viraha: percepção de que amava uma pessoa somente no momento pouco antes ou depois da sua separação mais ou menos inevitável. consciência do amor que vem em um momento de separação.
- waldeinsamkeit: um sentimento de solidão ao estar envolto pelas árvores e em contato com a natureza.2) ÁTMAN: literalmente ‘fôlego’. Em sentido figurado: a força vital, a personalidade, o ‘eu’, a alma, o princípio da vida.
- brama: substantivo neutro que significava primitivamente ‘fórmula mágica’. Mais tarde assumiu o sentido da força imanente à cantiga religiosa, para, finalmente, nos upanixades, referir-se à alma universal, à força eterna, infinita, que cria e conserva o mundo.
- satiam: verdade.
- nirvana: extinção da individualidade, emancipação final.
- mara: literalmente: morte, destruição. Em sentido figurado: o demônio, o tentador.
- maia: na terminologia brâmane, é matéria imperecível, preexistente a todas as coisas, e da qual se servem os deuses para criar as formas aparentes, irreais, falazes. Assim se torna sinônimo de ilusão, magia, feitiço.
- sansara: as vicissitudes do mundo, da vida e da morte da existência humana; a instabilidade e a efemeridade das coisas; a agitação do mundo; a vaidade e a inquietude da vida humana.
- kando: sensação de profunda emoção e satisfação provocada ao experimentar algo positivamente indescritível.
may 24 2018 ∞
oct 19 2019 +