Entrelaçamento Quântico (Acontecer algo com uma pessoa e a outra sentir - algo comum a gêmeos)

Na física quântica, o que acontece num objeto aqui afeta instantaneamente um objeto ali, não importa a distância que ele esteja! Mas como isso é possível. Não sabem...

Funciona assim: Quando duas partículas sub-atômicas interagem podem se entrelaçar, ou seja, seu giro, posição ou outras propriedades se ligam por um processo desconhecido pela ciência moderna. Isso significa que se um cientista observa uma partícula entrelaçado e a força a girar no sentido horário, a outra partícula começa instantaneamente a girar na posição oposta. Não importa a distância!!!!

Einstein chamava isso de Ação Fantasmagórica a Distância!

Os cientistas estão iniciando a criação de computadores quânticos usando esse estranho fenômeno. Quando eles conseguirem seu poder computacional será explosivo.

Dualidade Onda-Partícula (Estar em vários locais ao mesmo tempo, viajar no tempo)

A Física Quântica se comporta de forma diferente quanto estamos olhando ou quando não estamos olhando! Se você olhar, vai acontecer uma coisa, agora se você não olhar acontece outra!

Como descobriram isso? Através do experimento da fenda dupla. Um século atrás, os cientistas dispararam fótons de luz através de uma placa de metal com duas fendas. A luz atravessou os furos e atingiu uma tela atrás da placa. Fizeram isso várias vezes, tanto com fótons quando com elétrons, e perceberam manchas de luz na tela do detector que se combinavam e formavam padrões de interferência. Isso significa que fótons e elétrons passam através dos dois orifícios como ondas, e de algum modo interferem entre si para formar o padrão de interferência.

Mais estranho ainda, cada partícula individual viaja pelo experimento por conta própria. E forma por si só o ponto luminoso na tela. Mas se você envia centenas ou milhares de partículas através do experimento, sem necessidade de mandá-las todas juntas, mas uma após a outra, elas conspiram para produzir um padrão de interferência. Cada entidade quântica parece estar ciente de todo o arranjo experimental - incluindo a presença dos dois orifícios no meio do experimento e a presença de partículas posteriores e anteriores.

As entidades quânticas de algum modo parecem não levar em conta o espaço e o tempo - ou levam em conta todo o espaço e o tempo de uma só vez.

Nós sabemos que elétrons e fótons são partículas, então como podem ter propriedades de ondas? Mistério! No experimento da fenda dupla, um único fóton ou elétron passava pelos dois buracos ao mesmo tempo. Isso significa que um objeto pode estar em mais de um lugar ao mesmo tempo!

Os cientistas resolveram olhar de perto as partículas para tentar entender o que ocorria no experimento da fenda dupla, e olhar o que acontecia com as partículas quando passavam pelas fendas, viram algo que os chocou. Quando eles olhavam as fendas, os elétrons se comportavam como partículas e escolhiam um buraco para passar. E quando não estavam observando, os elétrons se comportavam como ondas!

Recentemente fizeram uma versão high-tech do experimento da fenda dupla, e os resultados nos fazem questionar o próprio tempo.

Os elétrons são lançados em uma barreira com duas fendas, e os cientistas atrasam a sua decisão de observarem os elétrons até depois de passarem pelos buracos, mas antes de baterem na tela. O que aconteceu? Os elétrons voltam a ser partículas e aparentemente sempre foram partículas desde que saíram do canhão de elétrons. O que isso significa? Que eles voltam no tempo, antes de passarem pelos buracos e decidissem passar por um ou por outro, não pelos dois.

Tunelamento Quântico (Atravessar paredes)

Ante de falar sobre o tunelamento quântico, temos de falar sobre o princípio da incerteza.

Por mais estranho que seja, pode ser o conceito mais profundo que surgiu do universo microscópico: nós simplesmente não podemos saber nada com certeza absoluta!

O exemplo mais dado para explicar isso é um jogo de sinuca. Você sabe para onde a bola vai quando bate nela. Agora vamos para o mundo microscópico. As bolas são como partículas sub-atômicas e os físicos não conseguem determinar de maneira nenhuma onde as partículas estão localizadas! Nunca consegue determinar a posição e velocidade de uma partícula. E não adianta isolar uma partícula que ela vai gerar energia suficiente para escapar.

Em nosso mundo nós sabemos com precisão onde estão as bolas de sinuca. Já no mundo atômico, não vemos as partículas. Elas ficam em uma nuvem de probabilidade! Na verdade elas estão em todos o locais ao mesmo tempo e só quando olhamos ela aparece em algum lugar.

Agora vamos ao tunelamento. Na física clássica, se você jogar um objeto contra a parece ele não vai atravessar (a menos que use um canhão!) Agora se você pegar um elétrons e jogar contra a parece, mesmo sem muita força, ele pode atravessá-la! Isso se chama tunelamento quântico.

Como explicar isso? Pode parece maluquice, mas a incerteza do Universo Quântico pega energia do futuro para romper a barreira e a devolve depois que passou do outro lado.

Universos Paralelos (Existem diversos mundos, com cópias de você nela. Isso explicaria o Doppelganger)

A Matéria Escura (Novos mundos, formas de vida, todos "escuros" - os Ets, talvez)

A matéria escura é responsável por assombrosos 85% da força gravitacional no Universo. Mas mesmo sabendo que ela existe, os astrônomos ficaram perplexos com um mistério microscópico. No começo pensaram que ela era matéria ordinária (átomos) que por algum motivo não conseguiam ver. Resolveram então fazer um inventário da matéria ordinária e não bate com o valor necessário para gerar a estrutura que tem o Universo hoje. Conclusão: a maioria do Universo não era feita de prótons, neutros, elétrons e outras partículas ordinárias.

Os cientistas estão atrás de detectar o que é a matéria escura e procuram por uma partícula que eles chamam de WIMP, ou, partícula massiva que interage fracamente. Se eles encontrarem, será que vão encontrar novos mundos ou formas de vida "escuros"? Lembre-se que 85% do Universo é formado por matéria ou energia escura.

Até hoje a ciência não encontrou as WIMP... Alguns cientistas aliás dizem que nunca vão encontrar porque a matéria escura está em outra dimensão!

Dimensões Extra (Lugar onde vivem o povo das sombras, extraterrestres, nós mesmos ou qualquer outra coisa)

A Teoria das Cordas diz que existem na verdade 9 dimensões.

aug 1 2016 ∞
oct 23 2016 +