Via Láctea = é uma galáxia em espiral que possui uma coleção de 200 bilhões de estrelas (junto com seus sistemas planetários). A Via Láctea é localizada em um grupo de mais de 30 galáxias que chamamos de Grupo Local. O Grupo Local de um superaglomerado de mais de 100 galáxias (que chamamos de Superaglomerado de Virgem). Esse superaglomerado é um entre milhões de superaglomerados no universo.

Sistema Solar = consiste em: Sol, planetas, planetas anões (ou plutoides), luas, cinturão de asteroides, cometas, meteoros e outros objetos.

  • O Sol está a 26 mil anos-luz do centro da Via Láctea, que é cerca de 80-120 mil anos-luz através (e menos e 7.000 anos-luz de espessura). Nós estamos localizados em um dos braços espirais, em direção a borda. Isso leva o Sol (e o nosso sistema solar) aproximadamente 200-250 milhõ...
jul 18 2016 ∞
feb 16 2017 +

É um corpo celeste que possui um campo gravitacional de tal forma intenso que nada pode escapar à sua força, nem a própria luz. Para que esse campo gravitacional se produza é necessário uma grande quantidade de massa extremamente concentrada.

Para entendermos melhor este aspeto, é importante conhecermos o conceito de "velocidade de escape" , também conhecido por "velocidade de fuga" . Vamos supor que atiramos um objeto na vertical, de baixo para cima. Vamos observar que o objeto irá subir até uma determinada altura e inevitavelmente cairá no chão. Numa segunda tentativa, vamos atirar o objeto com mais força. O que acontece? Obviamente que ganhará mais velocidade e portanto subirá mais alto que na situação anterior e acabará depois por cair. Ou seja, quanto mais força imprimirmos maior será a velocidade inicial do objeto e então o objeto chegará mais alto. Com base nisto, é então possível lançarmos o objeto com tal força (imprim...

jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +

A teoria das cordas é uma tentativa de unificar a Teoria da Relatividade e a Mecânica quântica . Ela afirma que todas as partículas do universo são formadas por cordas .

O século XX foi extremamente marcante para o desenvolvimento da ciência e para a compreensão sobre a composição do universo. Isso ocorreu graças ao desenvolvimento das teorias mais completas já criadas para descrever a estrutura do universo: A Relatividade Geral, de Albert Einstein, e a Física Quântica.

Apesar do sucesso dessas teorias, elas deixaram algumas questões em aberto. Primeiramente, a Relatividade Geral não consegue explicar a teoria do Big Bang nem o comportamento dos buracos negros. Em segundo lugar, a Física Quântica não oferece uma explicação satisfatória para a gravitação.

A teoria das cordas foi desenvolvida na tentativa de unificar essas duas principais teorias da Física Moderna. Ela começou a ser desenvolvida em 1919, por Theodor Kaluza , e continua evoluindo. A última inovaçã...__Edward Witten__ entre 1994 e 1997.

aug 1 2016 ∞
oct 23 2016 +

Matéria escura: A matéria escura foi proposta nos anos 1930 por Fritz Zwicky para explicar a diferença entre a massa gravitacional e a massa luminosa de aglomerados de galáxias (Fritz Zwicky estava trabalhando com curvas de rotação de galáxias).

A massa gravitacional de um objeto é determinada pela medida da velocidade e raio da órbita de seus satélites, um processo igual à medição da massa do sol usando a velocidade e distância radial dos planetas.

A massa luminosa é determinada pela soma de toda luz e convertendo este número em uma estimativa de massa, baseado na nossa compreensão sobre como as estrelas brilham. Esta comparação de massa-para-luz indica que a energia na matéria luminosa contribui com menos de 1% da densidade média de energia do universo.

Certamente existe mais matéria nas galáxias que não emite luz, mas as evidênci...

jul 26 2016 ∞
oct 23 2016 +

Evolução estelar

Uma estrela é uma imensa esfera de gás que gera energia em seu centro através de reações de fusão nuclear . Ela difere de um planeta exatamente pelo fato de este não ter fonte interna de energia nuclear. As estrelas, sem exceção, nascem, vivem e ... morrem! A vida de cada estrela pode ser dividida em três fases: juventude, idade madura e velhice . Embora o nascimento de todas as estrelas ocorra de forma semelhante, sua vida e sua morte dependem de diversos parâmetros, entre eles a composição química e, principalmente, a massa . Em ordem de massas crescentes, vamos classificar as estrelas em “pesos” pena, leve, médio e pesado. O Sol seria uma estrela “peso” leve!

Em cada fase de suas vidas, as estrelas apresentam comportamentos diferentes. Como a massa é o parâmetro mais importante na evolução estelar, vamos estudar a:

  • Vida e morte de “estrelas” “peso”...
jul 18 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon

É um corpo menor do sistema solar que quando se aproxima do Sol passa a exibir uma atmosfera difusa, denominada coma, e em alguns casos apresenta também uma cauda, ambas causadas pelos efeitos da radiação solar e dos ventos solares sobre o núcleo cometário.

É constituído por:

  • Núcleo;
  • Cabeleira (também conhecido por coma);
  • Cauda.

As duas últimas características (cabeleira e cauda) surgem à medida que se aproxima do Sol.

O núcleo , conhecido por bola de gelo sujo , é constituído por rocha, poeiras e gases congelados . Quando se aproxima do Sol, os gases até então congelados sublimam e escapam da superfície do núcleo, misturados com poeiras, criando uma atmosfera muito ténue à sua volta que é o que chamamos de cabeleira ou coma. A gravidade do cometa não é suficientemente forte para recuper...__À medida que se aproxima mais do Sol, su...__ As caudas surgem pela pressão da radiaçã...

jul 22 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon

São objetos rochosos e metálicos que orbitam o Sol, mas muito pequenos para serem considerados planetas. Eles são conhecidos como planetas secundários . Asteroides variam em tamanho: de Ceres, que tem um diâmetro de cerca de 1000 km, até o tamanho de pedregulhos. Dezesseis asteroides têm um diâmetro de 240 km ou maior. Eles foram achados desde dentro da órbita da Terra até além da órbita de Saturno. Porém, a maioria está contida dentro de um cinto principal que existe entre as órbitas de Marte e Júpiter . Alguns têm órbitas que atravessam o caminho de Terra, e alguns chegaram até mesmo a atingir a Terra em tempos passados. Um dos exemplos dos mais bem preservados é a Cratera de Meteoro Barringer , perto de Winslow, Arizona.

Asteroides são materiais remanescentes da formação do sistema solar. Uma teoria sugere que eles sejam os restos de um planeta que foi destruído há muito tempo em uma brutal colisão. Mais provável, a...

jul 22 2016 ∞
oct 23 2016 +

Entrelaçamento Quântico (Acontecer algo com uma pessoa e a outra sentir - algo comum a gêmeos)

Na física quântica, o que acontece num objeto aqui afeta instantaneamente um objeto ali, não importa a distância que ele esteja! Mas como isso é possível. Não sabem...

Funciona assim: Quando duas partículas sub-atômicas interagem podem se entrelaçar, ou seja, seu giro, posição ou outras propriedades se ligam por um processo desconhecido pela ciência moderna. Isso significa que se um cientista observa uma partícula entrelaçado e a força a girar no sentido horário, a outra partícula começa instantaneamente a girar na posição oposta. Não importa a distância!!!!

Einstein chamava isso de Ação Fantasmagórica a Distância !

Os cientistas estão iniciando a criação de computadores quânticos usando esse estranho fenômeno. Quando eles conseguir...

aug 1 2016 ∞
oct 23 2016 +

Se observarmos a disposição das estrelas no céu noturno, podemos imaginar figuras feitas por elas. Foi isso que começaram a fazer os nossos antepassados de há alguns milênios atrás. Ao longo dos séculos, cada cultura foi criando suas próprias constelações que diferiam das constelações criadas por outras culturas. Foi preciso chegar ao séc XX, mais precisamente a 1922 , para que a União Internacional Astronômica estabelecesse 88 constelações que abrangiam assim todo o céu, tanto no hemisfério norte como no hemisfério sul. Essas constelações são aquelas que os astrônomos utilizam nos dias de hoje.

As constelações podem dividir-se em:

  • Constelações boreais: fazem parte do hemisfério norte celeste;
  • Constelações austrais: fazem parte do hemisfério sul celeste;
  • Constelações equatoriais: fazem parte de uma faixa ao longo do equador celeste;
  • Constelações zodiacais: fazem parte de uma região próxima da l...
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia romana Mercúrio (mensageiro do deus Júpiter);
  • A primeira observação deste planeta, através de telescópio, foi realizada em 1610 pelo astrônomo italiano Galileu Galilei;
  • Mercúrio é o menor planeta do Sistema Solar (40% menor do que o planeta Terra);
  • O diâmetro equatorial de Mercúrio é de 4.879,4 km;
  • A massa deste planeta é de 3.302×1023 kg e sua área de superfície é de 7.5 × 107 km²;
  • O período de rotação de Mercúrio é de 58 dias e 15.5 horas;
  • Em função de sua proximidade do Sol, este planeta apresenta temperaturas altíssimas. A temperatura média na superfície de Mercúrio é de 126°C, podendo chegar na máxima de 425°C. É o segundo plan...
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Tem esse nome em homenagem a Vênus (deusa do amor da mitologia romana). Vênus é um dos astros mais brilhantes do céu no período noturno;
  • Vênus possui composição, tamanho e massa parecidos com as do planeta Terra;
  • A área da superfície de Vênus é de 4.60×108 km²;
  • A massa deste planeta é de 4.8685×1024 kg;
  • O diâmetro de Vênus é de 12.103 quilômetros;
  • Vênus é o planeta mais quente do sistema solar. A temperatura média na superfície deste planeta é de 461°C;
  • Possui órbita eclíptica circular com excentricidade abaixo de 1%;
  • A velocidade orbital média deste planeta é de 35,02 km/s;
  • Vênus não possui satélites naturais (luas);
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Diâmetro equatorial: 12.756,27249 km;
  • Inclinação axial: 23,45°;
  • Composição em massa: 34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio;
  • Período de rotação: 23h 56m e 4,09966s (sideral);
  • Área total da Terra: aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados;
  • 361 milhões de km2 de água;
  • 149 milhões de km2 de terra;
  • Atmosfera: 78 % de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Encontram-se também vestígios de água e dióxido de carbono (gás carbônico);
  • Temperatura no interior do Planeta: aproximadamente 5000° C;
  • Temperatura na superfície: mínima de –88° C, média de 9° C e máxima de 60° C;
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Coloração avermelhada: na superfície deste planeta existe grandes quantidades de silicatos (minerais). Em reação com o oxigênio, estes minerais oxidam (enferrujam), ficando com a cor vermelha;
  • Tem uma atmosfera rarefeita e assemelha-se à Terra em vários aspectos;
  • Sua atmosfera é formada de elementos tais como: gás carbônico, nitrogênio, argônio e oxigênio;
  • A temperatura média de Marte é de aproximadamente 59 graus celsius negativos;
  • Distância do Sol: 228.000.000 km;
  • Duração do ano: 687 dias terrenos;
  • Duração do dia: 24h36min;
  • Diâmetro: 6.794 km;
  • Massa: 0,107 vezes a massa da Terra;
  • Satélites conhecidos: 2;
  • Velocidade orbital média: 24,13 km/s;
  • A distância entre Marte e a Terra é de, aproximadamente, 56,3 milhões de km;
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar;
  • Júpiter possui um sistema de anéis, formado de partículas sólidas, que o circunda na região equatorial;
  • Rotação (dia): 9h54m;
  • Translação (duração do ano): 12 anos;
  • Diâmetro: 142.984 quilômetros;
  • Massa (kg): 1.900e+27;
  • Raio equatorial (km): 71,492;
  • Distância média ao Sol (km): 778,330,000;
  • Inclinação do eixo (graus): 3.13;
  • Temperatura: -120ºC;
  • Gravidade: 22,88 m/seg ^ 2;
  • Principais componentes da atmosfera: Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano e Amônia;
  • Quantidade de satélites: 63;
  • Principais satélites: Io, Europa, Ganime...
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • É o segundo maior planeta do sistema solar;
  • É um planeta com uma densidade significativamente baixa;
  • Ao redor do planeta existem anéis formados por restos de meteoros e cristais de gelo;
  • Possui 60 satélites ou luas, sendo as mais conhecidas: Titã, Encélado, Mimas, Tétis, Febe e Japeto;
  • Seu diâmetro equatorial é de 120.536 km;
  • A atmosfera de Saturno é composta, principalmente, pelos seguintes elementos: Hidrogênio (aproximadamente 90%), Hélio, Metano, Vapor de Água, Amônia, Etano e Fósforo;
  • O interior de Saturno é composto por rochas, gelos e uma camada de hidrogênio metálico;
  • Os ventos em Saturno podem atingir a velo...
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Tem esse nome em homenagem ao deus da mitologia grega Urano que personificava o Céu;
  • Foi descoberto em 13 de março de 1781 pelo astrônomo inglês de origem alemã William Herschel;
  • Urano é possui uma cor azulada em função da presença do gás metano em sua superfície;
  • A atmosfera do planeta Urano é formada por Hidrogênio (83%), Hélio (15%), Metano (1,99%) e, em menor pouca quantidade, Amônia, Etano e Acetileno;
  • Urano possui 27 satélites (luas) naturais, sendo os maiores Titânia, Oberon, Umbriel, Ariel e Miranda. Possui também um sistema de anéis;
  • O diâmetro equatorial deste planeta é de 51.724 km;
  • A massa de Urano é de 8.686×1025 kg;
  • A distância de Urano do Sol é de 2.870....
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +
list icon
  • Tem esse nome em homenagem ao deus romano dos mares e oceanos;
  • Foi descoberto em 26/09/1846 pelos astrônomos John Couch Adams e Urbain Le Verrier;
  • Netuno é o terceiro maior planeta em massa do Sistema Solar (1,024×1026 kg);
  • A área superficial deste planeta é de 7,65×109 km²;
  • Seu diâmetro é de 49572 km. Com esta medida é o quarto maior planeta do Sistema Solar em diâmetro;
  • Netuno possui 13 satélites (luas), sendo que as maiores são: Tritão (2700 km de diâmetro), Proteu (418 km de diâmetro) e Nereida (340 km de diâmetro);
  • A atmosfera de Netuno é formada, principalmente, por hidrogênio, hélio, água, amônia e metano. Porém, o interior deste planeta é formado basicamente rochas e gelo;
jul 20 2016 ∞
oct 23 2016 +