➥ NOMINAL
- o substantivo pode vir acompanhado por adjetivos, artigos, pronomes e numerais. esses termos devem estar de acordo com o gênero e número do substantivo que eles o acompanham.
- varia de acordo com o substantivo que o acompanha. a expressão "em anexo" não varia.
- quando possui função de adjetivo, ela deve concordar com o substantivo que a qualifica. não confunda com o advérbio "meio", que não flexiona.
- é necessário e é proibido
- ficam invariáveis se não houver artigo explicitando o gênero e número do substantivo. ex: é necessário sabedoria. é necessária muita sabedoria.
- devem concordar com o substantivo. ex: a mochila é amarela. os lençóis são azuis.
- caso o nome da cor faça referência a um substantivo (laranja, rosa..) a cor é invariável. ex: as mochila são laranja. os lençóis são rosa.
- quando o nome da cor é constituído de dois adjetivos (o segundo envolvendo tonalidades) o primeiro fica invariável, e o segundo faz a concordância. ex: a mochila é amarelo-clara. os lençóis são azul-escuros.
- se o segundo fizer referência a um substantivo, voltamos a regra da cor ser invariável. ex: as mochilas são verde-água. os lençóis são azul-celeste.
➥ VERBAL
- 1. SUJEITO COLETIVO o verbo fica no singular. a multidão ultrapassou o limite. coletivo especificado pode ser conjugado no singular e no plural. a multidão de fãs ultrapassaram o limite.
- 2. COLETIVOS PARTITIVOS pode ser conjugado no plural ou no singular. (a maioria de, a maior parte de, grande número de..)
- 3. MAIS DE, MENOS DE, CERCA DE concorda com o ´númeral. mais de uma mulher quis trocar as mercadorias. mais de duas pessoas chegaram antes do horário. reciprocidade vai pro plural. mais de uma pessoa se abraçaram.
- 4. NOMES PRÓPRIOS levam em consideração a presença de artigos. os estados unidos influenciam o mundo. estados unidos inlfuencia o mundo.
- 5. QUE concorda com o pronome antecedente ao que. fui eu que levei. foste tu que levaste. foi ele que levou.
- 6. QUEM pode ser conjugada na 3 pessoa do singular ou concorda com o antecedente. fui eu quem afirmou. fui eu quem afirmei.
- 7. UM DOS QUE pode ser singular ou plural.
- 8. SINÔNIMOS pode ser singular ou plural, ou concordar com o sujeito mais próximo. preguiça e lentidão destacaram aquela gerência. preguiça e lentidão destacou aquela gerência.
- 9. GRADUAÇÃO E ENUMERAÇÃO um mês, um ano, uma década de poder não supriu/supriram a saúde.
- 10. SUJEITO FORMADO POR PESSOAS GRAMATICAIS DIFERENTES 1a pessoa tem prioridade.
- 11. OU quando se refere a todos os elementos (doces ou chocolate desagradam o menino) plural. quando retificação, concorda com o último elemento. (a menina ou as meninas esqueceram muitos acessórios.) apenas um dos elementos, o verbo permanece no singular. (laís ou elisa ganhará mais tempo)
- 12. CONCORDÂNCIA COM SUJEITOS LIGADOS POR NEM o verbo vai para o plural. nem chuva nem frio são bem recebidos.
- 13. COM quando no sentido de "e", vai pro plural. mas, quando "com" representar "em comapanhia de", o verbo concorda com o antecedente. o patrão, com o funcionário, saiu para almoçar.
- 14. NÃO SO, MAS TAMBÉM. TANTO QUANTO. NÃO SÓ, COMO. vai para o plural ou concorda com o núcleo mais próximo. tanto rafael como mariana participaram/participou da mostra.
- 15. SE, quando inderterminação do sujeito, deve ser conjugado na 3ª pessoa. confia-se em todos. alegra-se com tudo. inderteminação do sujeito > se + verbo intransitivo, verbo transitivo indireto ou verbo de ligação.
- quando se, particula apassivadora, concorda com o sujeito. construiu-se uma igreja. construíram-se novas igrejas. particula apassivadora > se + VTD ou VTI
- 16. HAVER em sentido de existir, fazer, tempo decorrido são conjugados na 3ª pessoa do singular.. havia muitos copos naquela mesa. houve dois meses em mudanças.
- 17. TUDO, NADA, NINGUÉM, NENHUM, CADA UM. fica no singular.
- 18. COMO, ASSIM COMO, BEM COMO. é conjugado no plural
- 19. É MUITO, É POUCO, É MAIS DE, É MENOS DE singular
- 20. DAR, SOAR, BATER, + HORAS concorda com a indicação numérica
- 21. INDICAÇÃO DE DATAS concorda com a indicação numérica. hoje são 2 de maio. amanhã é dia 1 de dezembro (pode concordar com dia) anteontem foi dia 20 de agosto.
- 22. VERBOS NO INFINITIVO não são flexionados quando:
- substantivo> comer é o melhor que há.
- imperativo> vá dormir
- íamos sair quando você chegou
- regidos por preposição> começamos a cantar.
infinitivo pessoal deve ser flexionado quando são sujeitos diferentes e queremos defini-los.
- comprei a pizza para eles comerem
- ouvi os vizinhos chamarem
jan 17 2023 ∞
jan 23 2023 +