♥ Próximo post relacionado: Sua rotina é maçante? Que ótimo!
- Nunca, em toda minha vida, eu imaginei que pudesse escrever um texto defendendo a rotina. Logo eu, que já sofri de maneira crônica com a inconstância (pode culpar meu signo - não entendo muito da coisa, mas dizer que sou ariana com ascendente em áries e lua em peixes costuma gerar olhares reprovadores nas rodinhas de amigos mais esotéricos)e já vociferei para quem quisesse ouvir que "eu sou uma pessoa criativa e criatividade não combina com rotina". Tão ingênua...
- A verdade é que todos nós possuímos rotinas. Levantar da cama assim que o despertador toca, ir ao banheiro, escovar os dentes, tomar café, trocar de roupa e ir trabalhar talvez seja a primeira sequência de coisas que você faz no dia. E o nome disso, eu te apresento, é rotina da manhã.
- Esse conceito não é meu, não. A Thais Godinho, musa do Vida Organizada, já escreveu um texto maravilhoso com o título "Rotina não é horário, mas sequência", no qual diz: "Rotina não é horário ou dias pré-estabelecidos, mas sequência. É saber o que tem que ser feito em cada situação. [...] Você pode ter uma rotina para a hora em que acordar, independente de acordar às 6h ou às 19h.". Na primeira vez que eu o li, foi como se luzinha amarela acendesse no topo da minha cabeça (como nos filmes). Isso foi em 2012.
- De lá pra cá, foram precisos longos 6 anos e uma juventude recheada de projetos inacabados para que eu pudesse finalmente entender: o que fazemos todos os dias é o maior motivo para que nossa vida esteja como está hoje.
- Ninguém executa a mesma sequência de ações que o outro. Talvez você prefira tomar banho pela manhã ou à noite, colocar o arroz acima do feijão ou vice-versa, abrir o aplicativo de idiomas ao se jogar no sofá ou abrir o Instagram. São escolhas, à princípio, mas com o tempo, essas escolhas se tornam hábitos. E hábitos se tornam rotina.
- Hoje eu percebi que nós temos a péssima mania de pensar que rotina é algo ruim. "Meu relacionamento/trabalho/hobbie caiu na rotina", dizemos, quando aquilo que antes amávamos vira um peso em nossos dias. Mas a verdade que a rotina, coitada, nada tem a ver com isso, ou até tem, mas não dessa maneira odiosa que insistimos em propagar. O que fazemos todos os dias ainda é uma escolha nossa - se percebemos que não estamos felizes com a ação que insistimos em repetir diariamente, significa que podemos nos dedicar a mudá-la para algo positivo, correto?
- Solo adubado fortifica a plantinha. Rotina bem pensada constrói a tal vida dos seus sonhos.
- Não acredita? Veja bem:
- Tomar café da manhã antes de trabalhar te dá energia para um expediente produtivo. Por outro lado, engolir um hamburger enquanto corre pela cidade toda tarde é um dos motivos para aquele ataque cardíaco que você terá no seu aniversário de 55 anos.
- São duas facetas do mesmo tempo, do mesmo hábito, da mesma "mania" mas que produzem resultados complemente diferentes.
- O exemplo acima mostra que o segredo de uma vida mais feliz não é enviar a rotina para a Cochinchina e fazer do cotidiano um loop eterno de "novidades" (o nome disso é férias). O que precisamos mesmo é tomar mais consciência dela e moldá-la a nosso favor.
- Nos últimos anos, livros como o Milagre da Manhã e Pequenas Atitudes, Grandes Mudanças fizeram um sucesso enorme e o principal ponto martelado por eles é a constância para construir sucesso. Muito antes deles, caras como Aristóteles chegaram a mesma conclusão. Como dito por ele, "somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito.".
- Pense nas suas amizades: quantos dos seus amigos se tornaram íntimos seus logo no primeiro encontro? E seu corpo: ele é magro/gordo por conta de uma única refeição? Você aprendeu a falar inglês fluentemente logo na primeira aula? E sua habilidade na cozinha, foi adquirida no primeiro episódio de MasterChef que você assistiu? Eu sei que a resposta é não.
- Tudo o que construímos leva tempo. Nos ensina sobre disciplina, constância, dedicação, enquanto testa nossa motivação. Ter um corpo saudável é apenas "empolgação" momentânea ou seu verdadeiro desejo? Você está disposta a passar por seis meses nada glamourosos de academia para consegui-lo?
- No fundo, funciona como aqueles tijolos que são empilhados nas obras: a qualidade da parede depende deles, assim como a capacidade de se um simples casebre ou um castelo monumental.
- Seus hábitos de hoje vão edificar a sua vida ou te soterrarão embaixo dela?
- Se todo esse papo te deixou curioso, saiba que existem diversos estudos a cerca da natureza neurológica da rotina. Basta procurar na internet. De quebra, dá pra aprender, ainda, técnicas para concretizar aquilo que você sempre sonhou viver através de mudanças simples e objetivas.
- Por fim, da próxima vez que cogitar amaldiçoar os deuses por seu relacionamento/trabalho/hobbie etc. ter caído na rotina ou algum resultado na sua vida não ter chegado como o esperado, se pergunte: em qual rotina eu cai e como minha ação de cada dia permitiu que isso acontecesse? * Prometo que toda informação da qual você precisar estará aí. Vá fundo!
- Muito obrigada e boa sorte.
aug 9 2018 ∞
sep 24 2018 +