AUTOCONSCIÊNCIA
6- O leme interno
- Conhecemos nossos valores primeiro sentindo o que parece certo e o que não parece, e então articulando essas sensações no nosso íntimo.
- A autoconsciência representa um foco essencial, que nos sintoniza aos sutis murmúrios internos que podem nos ajudar a guiar nosso caminho pela vida.
- Esses sinais internos são nossos lemes interiores, que nos ajudam em inúmeras situações.
7- Vendo a nós mesmos como os outros nos veem
- A diferença entre como vemos a nós mesmos e como os outros nos consideram é uma das melhores avaliações que podemos ter da nossa própria autoconsciência.
- A autoconsciência pode diminuir para aqueles que ocupem posições mais elevadas na hierarquia de certa organização.
- Uma avaliação de 360 graus propicia o poder de nos vermos pelos olhos dos outros, o que oferece outro caminho para a autoconsciência.
- O que outra pessoa pensa a nosso respeito não tem muita importância - exceto pelo fato de que, depois que sabemos, isso modifica profundamente o que pensamos sobre nós mesmos.
- "Eu sou o que eu acho que você acha que eu sou"
- Em geral, a maioria das pessoas se considera como tendo menos possibilidade de exagerar na autoavaliação do que os outros.
- É necessário haver metacognição - nesse caso, a consciência da nossa falta de consciência - para trazer à luz o que um grupo que tenha um ponto cego coletivo enterrou em uma cova de indiferença ou opressão. A clareza começa por percebermos o que não notamos - e não notamos que não notamos.
Como gerar fontes seguras de autoconsciência:
- Receber feedbacks sinceros de pessoas em quem confiamos e a quem respeitamos.
- Expandir o círculo de conexões para além da zona de conforto e se vacinar contra o isolamento dentro do grupo, construindo um círculo de confidentes sinceros que nos mantenham honestos.
8- Uma receita para o autocontrole (teste do marshmallow)
A forma como nos focamos é a chave da força de vontade.
- As crianças que esperaram durante todos os 15 minutos o fizeram se distraindo com artimanhas como jogos de faz de conta, cantando ou cobrindo os olhos. Se uma criança simplesmente ficava olhando fixamente para o marshmallow, ela dançava.
- Pelo menos três subtipos de atenção, todos eles aspectos da atenção executiva, estão em jogo quando confrontamos o autodomínio com a gratificação instantânea.
- Capacidade de voluntariamente desligar nosso próprio foco de um objeto do desejo que prende poderosamente nossa atenção.
- Resistir à distração, nos permitindo manter nosso foco em outro lugar.
- Manter nossa meta no futuro.
- Para o sucesso financeiro, o autocontrole na infância se mostrou um indicador mais forte do que o QI ou a classe social da família de origem.
- A alta capacidade de autocontrole prevê não apenas notas melhores, como tabém um bom ajuste emocional, melhores habilidades interpessoais, sensação de segurança e adaptabilidade.
_O poder de direcionar nosso foco em uma coisa e ignorar outras está no cerne da força de vontade.
"Se você é capaz de lidar com emoções quentes, consegue estudar para o vestibular em vez de assistir à televisão. E é capaz de guardar mais dinheiro para a aposentadoria. Não tem a ver apenas com marshmallows."