A proletarização do trabalho docente representa "uma subtração progressiva de uma série de qualidades que conduziram os professores à perda de controle e sentido sobre o próprio trabalho, ou seja, à perda de autonomia".
Modelos epistemológicos ligados ao conceito de autonomia:
- racionalismo técnico
- racionalismo prático
- racionalismo crítico
Racionalidade técnica
- Solução instrumental de problemas mediante a aplicação de um conhecimento teórico e técnico previamente disponível.
- Não dispõe a princípio das habilidades para a elaboração das técnicas, mas apenas para sua aplicação.
Racionalidade prática
- Profissional reflexivo.
- Capacidade de deliberação moral sobre o ensino, busca de práticas concretas para cada caso que sejam consistentes com as pretensões educacionais.
Racionalidade crítica
- Processo ideológico direcionado à elaboração de compreensões críticas dos fatores culturais, sociais, políticos, que afetam os protagonistas da educação e suas práticas.
- Professor encarado como um intelectual transformador, com claros referenciais políticos e morais, atuando na própria transformação social, por meio da sua capacitação para pensar e agir criticamente.
Profissionalidade significa "não só descrever o desempenho do trabalho de ensinar, mas também expressar valores e pretensões que se deseja alcançar e desenvolver nesta profissão".
Dimensões da profissionalidade docente relacionadas à autonomia:
- Obrigação moral: compromisso ético e moral do professor com a sua prática educativa.
- Compromisso com a comunidade: as práticas profissionais não se constituem isoladas, é na autonomia que o professor pode assumir seu compromisso moral na resolução de conflitos e dilemas.
- Competência profissional: envolve habilidades, princípios, técnicas, didática, aspectos da cultura e do conhecimento que constituem o objeto do que se ensina. E também os recursos intelectuais que possibilitem a ampliação e desenvolvimento desse conhecimento profissional.
Relacionando as dimensões da profissionalidade com os modelos de professor:
Especialista técnico
- Função de aplicar métodos para alcançar os objetivos e sua profissionalidade se identifica com a eficácia e eficiência nesta aplicação e conquista.
- O compromisso com a comunidade é substituído pelo compromisso profissional educativo eficiente, ficando limitado a esse contextol
Profissional reflexivo
- Capacidade de refletir, criar e perceber novas situações, sustentado pela pesquisa realizada no contexto da prática.
- Entende sua obrigação moral como vinculada à sua experiência pessoal, ou seja, que "o ensino deve guiar-se pelos valores educativos pessoalmente assumidos".
- Seu compromisso com a comunidade é visto como uma possível "negociação e equilíbrio entre os diferentes interesses sociais, interpretando seu valor e mediando política e prática entre eles".
Professor intelectual crítico
- Tentativa de transformar o ensino em uma prática mais justa, democrática e crítica.
- Obrigação moral de construir um ensino "dirigido à emancipação individual e social, guiada pelos valores de racionalidade, justiça e satisfação", para a formação de cidadãos críticos e ativos com ideais de liberdade, igualdade e democracia.
Referência interessante