list icon

Crise de identidade da pedagogia:

  • A idéia de conceber o curso de pedagogia como formação de professores, a meu ver, é muito simplista e reducionsita, é, digamos, uma idéia de senso comum.
  • Ela é um campo de conhecimento sobre a problemática educativa na sua totalidade e históricidade e, ao mesmo tempo, uma diretriz orientadora da ação educativa.

Concepção de educação:

  • Educação compreende o conjunto dos processos, influências, estruturas e ações que intervêm no desenvolvimento humano de indivíduos e grupos na sua relação ativa com o meio natural e social, num determinado contexto de relações entre grupos e classes sociais, visando a formação do ser humano.
  • A educação está ligada a processos de comunicação e interação pelos quais os membros de uma sociedade assimilam saberes, habilidades, técnicas, atitudes, valores existentes no meio culturalmente organizado e, com isso, ganham o patamar necessário para produzir outros saberes, técnicas, valores, etc.

Entende a pedagogia como prática cultural, forma de trabalho cultural, que envolve uma prática intencional de produção e internalização de significados.

O didático se refe especificamente à teoria e prática do ensino e aprendizagem, considerando o ensino como um tipo de prática educativa, vale dizer, uma modalidade de trabalho pedagógico (a didática é uma sub-área da pedagogia, mas pedagogia não se restringe a isso).

O objetivo do pedagógico se configura na relação entre os elementos da prática educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorrem.

Os cursos de formação de professores e os programas mencionados, abrangendo todos os níveis da educação básica, serão realizados num _Centro de Formação, Pesquisa e Desenvolvimento Profissional de Professores - CFPD, que integrará a estrutura organizacional das Faculdades de Educação e se destinará à formação de professores para a Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Seus objetivos serão:

  • Formação e preparação profissional de professore para atuarem na Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio;
  • Desenvolver, em colaboração com outras instituições, a formação contínua e o desenvolvimento profissional dos professores;
  • Realizar pesquisas na área de formação e desenvolvimento profeissional de professores;
  • Preparação profissional de professores que atuam no Ensino Superior;

A inserção na estrutura das Faculdaes de Educação do CFPD pretende ser uma virada de rumo na formação de professores.

É essencilamente necessário a reconstrução da pedagogia e a ampliação do campo de ação profissional do pedagogo (especialista em educação), paralelamente a um expressivo esforço de organização de um sistema nacional de formação inicial e continuada de professores para o Ensino Fundamental e Médio, tal como vem sendo pensado em países europeus e alguns latino-americanos.

_ [...] recuperação da significação social da atividade do professor, ou seja, da identidade profissional do professor._ Para que tenhamos professores bem preparados, eticamente comprometidos, que tenham um envolvimento no projeto da escola e naexecução e avaliação desse projeto. _

Se o professor perder o significado do seu trabalho, ele perde a identididade de sua profissão e, perdendo isso, ele perde um pedaço importante da sua existência, que é o trabalho cotidiano e, mais que isso, a sua dignidade de pessoa.

jan 24 2015 ∞
may 8 2015 +