A CARÊNCIA DE PROFESSORES DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E A AMPLIAÇÃO DAS VAGAS NO ENSINO SUPERIOR.
Licenciaturas em física, química, biologia e matemática.
3---------------------------------------------------------------------------------------------------3 Conclusões mais importantes:
- No período estudado (2000 a 2007), a oferta de vagas para os cursos presenciais investigados não cresceu significativamente, tendo apenas acompanhado a evolução do Ensino Superior no Brasil;
- A oferta de vagas nos cursos a distância de licenciatura não caminhou ao encontro da carência de professores, pois, nos cursos com menor carência, foram abertas mais vagas.
- O número de candidatos para o ingresso nesses cursos não acompanhou a ampliação do número de vagas. Um fato intrigante, pois com a carência de professores na educação básica, é possível afirmar que não faltam empregos para os egressos, indicando que outros fatores interferem fortemente na escolha desta carreira pelos candidatos.
- O aumento de vagas nesses cursos favoreceu, sobretudo, o aumento das vagas ociosas (discutir sobre isso).
Conclusão:
- O país está formando mais (e talvez melhor os) licenciandos. Contudo, a carência de professores continua a ocupar os noticiários da TV, as estatísticas do governo e as salas de aula. A relação causa-efeito que associa o aumenta nas vagas nos cursos de licenciatura à solução da carência de professores no Brasil é, no mínimo, limitada.
- Ainda continua verdadeira a afirmação de que é necessário formar mais e melhor os professores de todas as áreas. E essa formação não pode estar concentrada no sudeste ou nas grandes capitais. Ela precisa abraçar outras regiões do país e, também, se interiorizar. Contudo será que a simples expansão do Ensino Superior alcançará esse objetivo?
- (Araújo e Viana 2008) apesar do país ter formado, entre 1990 e 2003, mais de 11 mil licenciados em física, em 2003 apenas 3.095 estavam lecionando física no Ensino Médio. Esse dado indica um problema mais grave que a evasão de licenciandos da universidade: a evação dos licenciados das escolas.