Salmon (1989), seção 2.3
- Eclipse: o eclipse pode ser explicado pela posição de Sol, Terra e Lua tanto antes quanto depois do eclipse ocorrer.
- Flagpole: similar ao exemplo do pêndulo. Posso dizer o período de um pêndulo a partir da expressão do período de um pêndulo simples, o valor da aceleração da gravidade e do comprimento do pêndulo. Mas não posso dizer o comprimento do pêndulo a partir do valor do comprimento do do pêndulo a partir do valor da aceleração da gravidade e do período do pêndulo. Um pêndulo em repouso também pode ter um comprimento qualquer mesmo sem obedecer a essa equação. Problema devido à relação causal entre as variáveis.
- Barômetro: uma queda acentuada na leitura de um barômetro indica a ocorrência de uma tempestade. Mas não há uma relação causal entre o funcionamento do barômetro e tempestades (podem haver tempestades sem a presença de um barômetro). Portanto, esta não é uma explicação cientificamente válida, embora seja aceita pelo modelo D-N.
- A lua e as marés: navegantes conseguiam construir explicações condizentes com a relação entre a lua e o movimento das marés antes de Newton, embora tais explicações não sejam fisicamente aceitas (vontade divina, etc).
- Sífilis e Paresis: uma pessoa precisa ter sífilis para desenvolver paresis. Mas a probabilidade de que alguém que tenha sífilis desenvolva paresis é muito baixa. Dessa forma, ter sífilis não explica porque uma pessoa tem paresis.
- Hexed salt: o fato de ser hexed não intefere na solubilidade do sal em água, embora seja possível produzir explicações coerentes com o modelo D-N para as quais tal fator seja uma variável relevante.
- Homem que toma pílulas anticoncepcionais. Explicar que um homem não engravidou porque tomou pílulas anticoncepcionais é coerente como o modelo D-N.
- Vitamina C para curar resfriados: tomar vitamina C ou não é irrelevante para que alguém se cure de um resfriado.
- Psicoterapia para reduzir sintomas neurológicos: alta probabilidade versus relevância estatística.
aug 14 2015 ∞
aug 14 2015 +