Texto de apoio para eu usar em discussão sobre assexualidade para allos

 Primeiro, comecemos explicando o que é assexualidde. Assexualidade é, sim, uma orientação sexual, é a ausência ou pouca de atração sexual. Mas assexualidade é um termo guarda-chuva, pois engloba outros espectros, como a demissexualidade, por exemplo.

 Uma coisa importante a ser dita é que atração sexual é totalmente diferente de desejo sexual. Logo isso, assexualidade é sobre não sentir atração sexual em outra pessoas. Ou seja, assexuais podem sim fazer sexo, e gostar, podem ter desejos sexuais, pois a libido é a energia sexual, vontade de consumar o ato, a atração não, ela precisa que tenha um "objeto" de desejo. As duas podem ou não andar juntas.

 Por exemplo.

    • Allossexuais: Queria transar com fulano.
    • Assexuais: Queria transar, vai ser com fulano mesmo.

 não necessariamente dessa forma, obvio.

 Alguns espectros são:

  • Ace estrito: Não sentem atração sexual. Mas podem sim ter desejos, além de claro sentir atração romântica*
  • Gray-a: Esses estão dentro da área cinza, ou seja, sentem pouca atração, ou raramente. Também vale lembrar que a área cinza também estão os que se identificam em um espaço intermediário entre a assexualidade e a allosexualidade*
  • Demissexuais: Sentem atração sexual quando há envolvimento afetivo com alguém. E adendo, demis não são a prova de deus, ou procurando a pessoa certa. A intensidade do vinculo varia de cada pessoa, pode ser tanto com alguém que conhece a anos, quanto com alguém que conheceu a poucas horas.

 Assexuais não são celibatários, não são confusos porque não conheceram a pessoa certa ou porque nunca fizeram, não são doentes ou traumatizados. Assexualidade é uma orientação válida e que merece respeito.

 A assexualidade é sempre a mesma, mas a forma que cada pessoa se sente em relação a sexo é diferente. A quem goste de fazer, e sentem prazer. Os que são indiferentes, e os que sentem repulsa, desconforto. Isso vale tanto para fazer sexo, quanto sobre o sexo como um todo.

"A não aceitação da assexualidade como uma orientação sexual válida é parte da visão de uma sociedade que é sexualmente liberal, não sexualmente libertada. Vivemos sob a falsa ideia de que estamos a tirar partido de um momento pós revolução sexual e, consequentemente, de total liberdade em que cada pessoa pode viver o tipo de sexualidade, família, relacionamento, parentalidade que desejar. Se fosse uma sociedade sexualmente liberada, todas as possibilidades de sexualidade seriam consideradas identidades e possibilidades sexuais válidas.”

obs: *Assexualidade é diferente de Arromanticidade, que é a falta, ou pouca, de atração romântica. Assexuais podem sentir atração romantica, sendo heterromantica, homorromantica, birromantica ou panromantica, e vice versa. Ou podem não sentir se também forem os dois.

obs: *Allosexualidade é o oposto da assexualidade, ou seja, quem sente atração sexual.

aug 16 2020 ∞
oct 2 2020 +