"de fato, é possível ter razão objetiva na questão em si e, no entanto, aos olhos dos presentes, por vezes mesmo aos próprios olhos, não ter razão"
- expandir o argumento do adversário e atacá-lo em sua abrangência
- explorar a homonímia (ex: "o sr. não foi iniciado nos mistérios da filosofia kantiana." "ora, o que é cheio de mistérios não me interessa!")
- levar a afrimação adversária sobre um aspecto do objeto para outro aspecto (ex bobo: "o mouro é negro." "por ter dentes brancos, é também branco")
- apresentar as premissas confusamente, fazendo o adversário admiti-las uma a uma separadamente
- utilizar-se da ideológia do adversário (e.g.: religião) como fonte de premissas
- petitio principii: argumento cíclico; confundir premissas e conclusões; usar a conclusão como premissa e vice-versa; usar premissa e conclusão interdependentes (ex: deus existe pois está na bíblia e esta é divina)
- "fazer muitas perguntas de uma só vez e de modo pormenorizado [...] expor rapidamente a própria argumentação"
- irritar o oponente
- "fazer as perguntas [socráticas] não na ordem exigida pela conclusão"
- quando o adversário estiver em negação indiscriminada, perguntar o contrário do que se quer afirmar, levando o adversário a concordar indiretamente
- quando numa indução, após aceitas as premissas, generalizar abruptamente, sem consultar o adversário
- eufemismo/disfemismo
- quando a situação inversa à proposta for mais abrangente, perguntar o complementar matemático daquela (ex: "deve-se em todas as coisas ser obediente ou desobediente com os próprios pais?")
- usar não-causas; ignorar que o adversário negou as premissas e apresentar a conclusão como correta mesmo assim